fbpx

A Inteligência Artificial além do entusiasmo

Inteligência Artificial
Avanços em computação e pesquisa estão tornando as aplicações de Inteligência Artificial muito mais viáveis.

 

A inteligência artificial (IA) começa a se fazer presente cada dia mais, na vida do ser humano, sendo utilizada para aumentar e melhorar a produtividade humana.

“Existe muito entusiasmo em relação à IA”, diz Rich Rovner, vice-presidente de marketing da Mathworks. “Na verdade, há mais entusiasmo do que realidade. Mas já podemos ver profissionais desenvolvendo coisas reais em engenharia com Inteligência Artificial. Alguns dos trabalhos mais importantes hoje são na criação de modelos algorítmicos para engenharia, que têm sido aplicados em pesquisas específicas”.

O vice-presidente ratifica a importância de usar dados para simulação, de modo a evitar falhas em modelos reais. Exemplo isto, é a aplicação de simulação em turbinas eólicas. Neste caso, construir um modelo preditivo para turbinas eólicas requer o uso de CAD e CAE. A partir daí, as simulações realizadas no modelo de engenharia fornecem dados que a Inteligência Artificial pode utilizar. Esses dados, por sua vez,  inserem parâmetros no modelo a fim de analisar as falhas durante a simulação. E desta forma, é assim que a inteligência artificial acaba sendo inserida no fluxo de trabalho das engenharias.

Rovner ainda conclui: “esse estágio inicial da IA é um momento de familiarização com os processos. Hoje estamos fazendo coisas que serão usadas em um futuro não muito distante. Desta forma, as equipes de engenharia começam a criar suas bases e construir verdades fundamentais para seus modelos, em diversos segmentos”.

Quer saber o que outros especialistas tem a dizer sobre o assunto? Confira o texto completo (em inglês), publicado no portal DE247.

Confira também como a internet das coisas pode colaborar para a construção de cidades inteligentes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »