fbpx

Como surgiu a Inteligência Artificial?

Como surgiu a inteligência artificial?
Inteligência artificial é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Mas, ignore todas as camadas de badalação e sensacionalismo que envolvem o assunto e você vai se deparar com algo incrivelmente importante.

Leigos tem em mente a ideia apocalíptica sobre Inteligência Artificial de substituição da humanidade por robôs. No entanto, sabemos que Inteligência artificial é muito mais do que isso. É sobre “treinar” as máquinas para desempenhar tarefas básicas que nos proporcionam mais conforto, como, por exemplo, solicitar um endereço ao seu smartphone através do comando de voz. Desta forma, inteligência artificial é muito mais sobre ter as máquinas ao nosso lado e ao nosso serviço do que tê-las tomando nosso lugar e espaço.

Mas você sabia que inteligência artificial não é algo novo? Não é nem deste século! Tudo começou em 1956 com um professor chamado John McCarthy da Universidade de Dartmouth em Hanover nos Estados Unidos. McCarthy selecionou um grupo de cientistas com os quais trabalhou durante um verão, estudando uma forma de “ensinar” as máquinas. Para isso, seria necessário descrever precisamente aspectos do aprendizado e outras características da inteligência humana. Desta forma, as máquinas seriam capazes de utilizar a linguagem, resolver problemas e aperfeiçoar-se gradativamente.

O grupo de estudos de McCarthy pontuou os principais aspectos do “problema” da inteligência artificial e elaborou uma proposta de pesquisa. Nós traduzimos esse documento que você pode ler na íntegra além de conferir  também uma imagem da proposta original.

 

PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA DE DARTMOUTH SUMMER SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Download

 

Além de Dartmouth, muitas outras universidades norte-americanas foram palco de discussões sobre inteligência artificial. Podemos citar o MIT com a criação do primeiro chatbot e Stanford com um programa que interpretava análises químicas.

Depois disso, empresas como a Mercedes e a IBM entraram em cena. Um dos momentos mais memoráveis foi a vitória do computador Deep Blue da IBM sobre o campeão mundial Garry Kasparov em uma partida de xadrez.

Em 2004 aconteceu, no Deserto de Mojave, a primeira Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency) Grand Challenge. Tratava-se de uma corrida de “carros-robôs” que aguçou o interesse por carros autônomos.

Hoje, empresas como a Google, Microsoft, Amazon e IBM mantém-se em evidência apresentando inovações que otimizam gadgets e facilitam cada vez mais nossas vidas.

Termos como Deep Learning e Machine Learning fazem parte do nosso dia-a-dia e até mesmo do vocabulário de muitos de nós. Mas caso você tenha um amigo que não se sente à vontade com essas expressões, vai aqui nossa dica! Mande para ele um Glossário de Inteligência Artificial que contém os termos mais citados sobre o assunto.

 

GLOSSÁRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | Download

Espero que tenha gostado das curiosidades apresentadas nesse texto.

Até a próxima!

         Silvia Lavagnoli, Gerente de Marketing da OPENCADD desde 2016.Silvia Lavagnoli - Gerente de Marketing

Comments

  1. caramba isso me ajudou muito. obrigado,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »