fbpx
Alberto Shimahara

Palestrante

Alberto Shimahara
Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), conta com mais de dez anos de experiência em desenvolvimento de aplicações e treinamentos voltados a Model-Based Design com ênfase na Indústria Automotiva.

Local

Online - GoToWebinar

Data

14 mar 2019

Horário

10:00 - 11:00

Arduino & MATLAB para iniciantes

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de baixo custo, largamente utilizada por principiantes e por profissionais que não tem acesso a controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

A principal finalidade do Arduino é facilitar a prototipagem, implementação ou emulação do controle de sistemas interativos, a nível doméstico, comercial ou móvel. Com ele é possível enviar ou receber informações de praticamente qualquer sistema eletrônico. Veja alguns exemplos:

  1. Detectar a aproximação de uma pessoa e variar a intensidade da luz do ambiente conforme a sua chegada;
  2. Abrir as janelas de um escritório de acordo com a intensidade da luz do sol e temperatura ambiente.

O Arduino é atualmente utilizado em diversas áreas como impressão 3D, robótica, engenharia de transportes, engenharia agronômica, entre outros. Já na academia, o Arduino otimiza a aprendizagem ao ser utilizado para desenvolvimento de experimentos nas áreas de física, química e engenharia.

Via de regra, a programação em Arduino deveria ser fácil e prazerosa, no entanto em alguns casos pode ser frustrante e bastante demorada. Por este motivo, apresentamos o MATLAB  como solução para agilizar seus projetos, tendo como diferencial:

  • Não é necessário esperar a compilação de códigos para a leitura dos dados dos sensores
  • O MATLAB possui funções pré-construídas para análise dos dados dos sensores em processamento de sinais, machine learning e modelagem matemática.
  • Visualização rápida dos dados.

O conteúdo deste webinar contempla:

  1. Utilização do Arduino como hardware de baixo custo em conjunto com o MATLAB;
  2. DIY
  3. Multi-plataforma (Windows/ Linux)
  4. Aquisição de dados
  5. Controle de sensores e atuadores
  6. Geração de código

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Assista ao Webinar aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »