fbpx

Local

FIESP
Alameda Santos, 1336 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, Brazil

Data

23 maio 2018

Horário

13:30 - 17:30

Custo

GRATUITO

Inovadef : Inovação, Tecnologia e Oportunidade de Negócios na Indústria Brasileira de Defesa

A Oppencad e o Simde (Sindicato das Indústrias de Materiais de Defesa) realizaram no dia 23 de Maio de 2018 na sede da Fiesp, o seminário Inovadef: Inovação, Tecnologia e Oportunidades de Negócios na Indústria Brasileira de Defesa.

A Indústria de Defesa no Brasil vem alcançando avanços significativos nos últimos anos. Dentro deste cenário de alta competitividade e desafios constantes, a exigência por implementos tecnológicos cada vez mais sofisticados, a diversificação e a ampliação dos mercados de atuação e a busca por opções de financiamento de projetos que envolvam Pesquisa e Desenvolvimento são alguns dos pontos-chave a serem entendidos e colocados em prática para uma maior competitividade do setor.

O objetivo da iniciativa foi promover o debate e compartilhamento de experiências e informações de maneira a fortalecer e ampliar cada vez mais as oportunidades de negócios e desenvolvimento de projetos pelo setor no país.

Depoimentos dos participantes

Assista os vídeos das palestras

As apresentações desse evento estão disponíveis no canal do YouTube da OPENCADD. Confira!

Palestrantes

Marcelo Lopes de Oliveira e Souza

Marcelo Lopes de Oliveira e Souza

Professor do INPE

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA em 1976, é também Mestre em Ciências Espaciais e Mecânica Orbital pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Ph.D. em Aeronáutica pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), além de ser Diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG), em 1992. Atua como Professor e Pesquisador no INPE desde 1985 em diversas áreas. É fundador e responsável pelo Laboratório de Ambientes Computacionais de Simulação, Identificação e Modelagem (LABSIM2), de Sistemas de Controle de Altitudes e de Órbita de Satélites Artificiais.

Brigadeiro Wilson José Romão

Brigadeiro Wilson José Romão

Abimde/Simde

Oficial-Aviador com vasta experiência nos setores de Logística e Materiais da FAB, é diretor financeiro do SIMDE e da ABIMDE. Conta com formação Tática Aérea pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Superior de Comando pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e conta com curso de  Política e Estratégia Aeroespaciais pela mesma instituição. Ocupou diversos postos de chefia em seções de Manutenção, Material e Logística na FAB, além Comandante da Base Aérea de São Paulo e representante da FAB em diversos programas e ações junto a instituições nacionais e internacionais ligadas à Defesa.

Cel. Ancelmo Modesti

Cel. Ancelmo Modesti

Especialista em Offset

Formado em Administração Pública Militar pela AFA, tem 28 anos de experiência em atividades relativas a Offset junto ao Comando da Aeronáutica. Desde 2008, trabalha no Emaer nas áreas de Base Industrial Aeroespacial, no nível estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica. É professor, conferencista e representante do Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica em diversos eventos nacionais e internacionais. Integrou setores estratégicos da FAB de elaboração de requisitos, negociação e gerenciamento de contratos e acordos internacionais relativos a projetos de aquisição e modernização de aeronaves e sistemas da Força Aérea.

Sender Rocha dos Santos

Sender Rocha dos Santos

Diretor de Redes Convergentes - CPqD

Sender Rocha dos Santos é formado em engenharia elétrica com ênfase em sistemas eletrônicos e possui mestrado em Controle, Automação e Sistemas Inteligentes. É pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações CPqD, Campinas. Está envolvido na coordenação e projetos de robótica, modelagem, simulação e otimização de dispositivos sensores e no desenvolvimento de algoritmos inteligentes para sistemas avançados de armazenamento de energia. Tem diversos artigos publicados no Brasil e fora do país na área de atuação, além de possui duas patentes internacionais (PCT) e 02 patentes pendentes no Brasil.

Apoiadores

Sindicato Nacional das Indústrias de Materiaisde Defesa

Horários da Programação

Day 1

13:30 - 14:00
Welcome Coffee
14:00 - 15:30
Parte 1
15:30 - 16:00
Coffee Break
16:00 - 17:30
Parte 2

Comments

  1. Avatar Carlos Antonio Raposo de Vasconcellos : maio 17, 2018 at 1:52 pm

    Sou um dos 2 adjuntos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, resultado da parceria entre a FIESP e a ESG, há 13 anos. Minha área é Segurança e Defesa nacionais.
    Louvo a iniciativa da FIESP ampliando e expandindo conhecimentos sobre a Base Industrial de Defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »