fbpx
Daniel Vieira

Palestrante

Daniel Vieira
É bacharel e Mestre em Física pelo IFUSP (Instituto de Física da Universidade de São Paulo) com ênfase em Física Médica pela mesma Instituição. Atua como Pesquisador Científico na Opencadd, atuando em projetos relacionados a Análise de Dados, Processamento de Imagens e Visão Computacional.

Local

Online - GoToWebinar

Data

30 maio 2019

Horário

10:00 - 11:30

Manutenção Preditiva com MATLAB

A manutenção preditiva é um assunto em alta, pois tem impacto financeiro direto nas indústrias. Por esta razão, é fácil mostrar o valor desta técnica aos executivos, mesmo que não sejam técnicos.

A manutenção preditiva implica no acompanhamento periódico de máquinas e equipamentos através de dados coletados dos mesmos. Após a coleta, é necessário realizar uma análise e desenvolver algoritmos que auxiliem as indústrias a programar as manutenções no melhor intervalo de tempo. É importante antecipar as manutenções, mas não a ponto de “parar” máquinas desnecessariamente.

Vários são os benefícios da manutenção preditiva, entre eles:

  • Evitar desmontagens desnecessárias
  • Aumentar o tempo de funcionamento dos equipamentos
  • Reduzir paradas de emergência
  • Aumentar o aproveitamento de vida útil dos equipamentos
  • Melhorar o desempenho das máquinas
  • Aumentar a confiabilidade dos equipamentos
  • Auxiliar na programação das empresas em virtude da vida útil dos equipamentos.

 

Iniciaremos este webinar apresentando o conceito de manutenção preditiva.

Em seguida demonstraremos dois exemplos do uso do MATLAB para manutenção preditiva. O primeiro exemplo será de como usar o Diagnostic Feature Designer para o tratamento de sinais de sensores. O segundo exemplo tratará da estimativa de vida útil restante (RUL – Remaining Useful Life) de um equipamento através da análise de similaridade.

Inscreva-se!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »