fbpx

Local

Puc Rio
R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-900

Data

24 ago 2018

Horário

Durante o dia todo

Custo

GRATUITO

OPENDAY PUC-RIO 2018

Palestrantes abordam temas de interesse da indústria brasileira em diversos segmentos

A Opencadd realizou, em parceria com a PUC-Rio, o II Openday, durante a Semana Integradas de Engenharia, que aconteceu em agosto, na capital carioca.

Durante a atividade, foram abordados cases de aplicações MATLAB®/Simulink para o desenvolvimento de projetos destinados a veículos autônomos, transmissão de dados pela luz visível, desafios da Indústria 4.0 e gestão de projetos em Engenharia de Requisitos. As pautas abordadas no ciclo de palestras foram ministradas por pesquisadores, professores e profissionais do setor privado.

Durante todo o dia, aconteceram discussões e apresentações técnicas de trabalhos e aplicações reais do conceito model-based design.

O primeiro a falar foi o professor doutor Mauro Speranza (PUC-RIO) que, com muita simpatia, arrojo e conhecimento mostrou habilidade no uso das ferramentas MATLAB®/Simulink, na área de automobilismo. A proposta foi apresentar a redução de tempo de um carro de fórmula 1, se andasse na trajetória traçada pelo simulador.

Em seguida, o professor Fernando Tourinho (Clube de Engenharia), fez uma apresentação mostrando a transformação das carreiras no mundo contemporâneo. Com muita emoção, o professor apresentou como é a vida no espaço e como a tecnologia é importante para a sobrevivência dos astronautas.

Para falar sobre ferramenta gráfica para modelagem e análise em engenharia estrutural, os alunos de mestrado da PUC-RIO, Pedro Cortez e Rafael Lopes Rangel, fizeram uma brilhante apresentação, em que mostraram como foram utilizadas as ferramentas MATLAB®/Simulink.

Uma das apresentações mais esperadas do dia foi a da professora doutora Renata Marè. Ela falou sobre como o MATLAB® foi fundamental para desenvolver a pesquisa, em que é possível transmitir dados via luz de LED. Um exemplo típico de smarties cities (cidades inteligentes, na tradução livre).

Flávio Pol, engenheiro da OPENCADD tratou do tema engenharia de requisitos, que tem como proposta organizar os processos e o timing de um projeto. Ela engloba todas as atividades que contribuem para a rastreabilidade e documentação de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.

O palestrante da Trox (empresa alemã do setor de climatização) falou sobre indústria 4.0 e como sua empresa utilizou a internet das coisas para estar tão em sintonia com o mundo contemporâneo, atendendo as necessidades dos usuários.

O último convidado do dia foi Sinvaldo Rodrigues, da Brookfield. Sua apresentação abordou o tema aplicação de machine learning na detecção em tempo real de operação anormal em turbinas eólicas.

Palestrantes | Apresentações

Mauro Speranza

Mauro Speranza

Professor Dr PUC-RIO

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela PUC-RIO (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela PUC-RIO (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela PUC-RIO (1995). Atualmente é professor assistente da PUC-RIO. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Modelagem, Simulaçao e Controle de Sistemas Mecânicos, atuando em Dinâmica de Veículos, Grafos de Ligação, Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos, Dinâmica de Sistemas e Sistemas Veiculares.

Flávio Pol

Flávio Pol

Engenheiro OPENCADD

Flávio Pol é Engenheiro Eletrônico formado pela FESP e pós-graduando em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo. Atua como Engenheiro de Aplicação na OPENCADD, sendo responsável por aplicações na área financeira e engenharia de sistemas e requisitos. 

Renata Marè

Renata Marè

Pesquisadora Dra. USP

Doutora em Engenharia Elétrica, modalidade Engenharia de Computação, pela Escola Politécnica da USP (EPUSP), com pesquisa voltada ao sistema de comunicação wireless por luz visível de LED (Visible Light Communication – VLC – LiFi – Li-Fi) aplicada aos Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems – ITS) no contexto urbano (cidades inteligentes).  Atua como Coordenadora do Curso de Especialização (Modular) em Internet das Coisas (Internet of Things) no Instituto Mauá de Tecnologia.

Osvaldo Gogliano Sobrinho

Osvaldo Gogliano Sobrinho

Professor Dr. EACH - USP

Doutor em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP, São Paulo, Brasil. É graduado em Engenharia Civil pela mesma instituição (1976). É filiado ao Laboratório de Automação Agrícola, LAA, do Departamento de Computação e Sistemas Digitais da EPUSP. Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Suas principais áreas de pesquisas são: Engenharia de Software, Rastreabilidade em Cadeias Produtivas, Software, Redes de Sensores para Monitoramento e Telegestão da Iluminação Pública.

Pedro Cortez Fetter Lopes

Pedro Cortez Fetter Lopes

Engenheiro Tecgraf PUC-RIO

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Atua como estagiário do Insituto Tecgraf da PUC-Rio desenvolvendo aplicações gráficas para análise estrutural, com ênfase na área de modelagem interativa.

Rafael Lopez Rangel

Rafael Lopez Rangel

Engenheiro Tecgraf PUC-RIO

Graduado em Engenharia Civil pela PUC-Rio (2016) e mestrando em Engenharia Civil pela PUC-Rio no setor de estruturas. Atua em projetos de modelagem e visualização do Instituto Tecgraf/PUC-Rio e possui experiência no desenvolvimento de ferramentas gráficas para engenharia, voltadas para análise de estruturas e mecânica dos sólidos.

Jorge Osvaldo Zato

Jorge Osvaldo Zato

Gerente de Engenharia e P&D - Trox do Brasil

Formação em Física pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), é Gerente Corporativo de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento da TROX do Brasil, empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e venda de componentes, equipamentos e sistemas de ar condicionado e ventilação interior. Trabalha no desenvolvimento de produtos no segmento de ventilação e ar condicionado, automação, IoT, Industria 4.0 e energias renováveis e é integrante da Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação.

Sinvaldo Rodrigues Moreno

Sinvaldo Rodrigues Moreno

Coordenador de Estudos e Planejamento Energético - Brookfield Energia Renovável

Doutorando em Eng. Elétrica pela UFPR, mestre em Eng. Ambiental e Recursos Hídricos pela UFPR. Atua no Setor de Energia Renovável há 12 anos, onde coordena estudos de otimização e planejamento energético. Tem atuado em pesquisas voltada a aplicação de Machine Learning na Indústria de Energia, na aplicação de técnicas computacionais para otimização de operações, previsão de séries temporais, etc. Seu último trabalho de pesquisa sobre otimização na geração eólica foi condecorado com o prêmio de Best Paper no L-SBPO, promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa  Operacional.

Fernando Tourinho

Fernando Tourinho

Diretor Técnico - Clube de Engenharia

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFRJ em 1971, pós-graduação em Engenharia Industrial Elétrica em 1981 pela UFRJ. Superintendente Regional da REDEL, assistente do Presidente Light. Coordenou todas as etapas técnicas para a proposta de compra da Eletropaulo como diretor de relações institucionais. Assistente da presidência na SINAVAL. Coordenou projeto de exploração da mina de carvão para C.V.R.D. em Moatize-Moçambique. Consultor técnico responsável pela implantação do Estaleiro Atlântico Sul. Atualmente é Diretor técnico do Clube de Engenharia, Conselheiro FIRJAN, Conselheiro ACRJ e ABEE e Consultor internacional de energia professor convidado na USP.

Apoiadores

puc-rio-logo
Ashrae Student Branch

Associação Comercial RJ
Clube de Engenharia
CREA RJ

Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial
RECOMSERVICE
Sindratar RJ

Sindratar SP
Trox apoiando OPENDAY PUC-RIO

Hourly Schedule

9:00 - 9:30
Welcome Coffee
9:30 - 10:00
Abertura
Cerimônia de Abertura com anfitriões, patrocinadores e apoiadores
10:00 - 10:35
Determinação da Trajetória ótima em pistas de corrida com restrições geométricas e dinâmicas
Mauro Speranza - Prof Dr PUC-RIO
10:50 - 11:30
A tecnologia no ensino da engenharia
Fernando Tourinho - Diretor Técnico do Clube de Engenharia do Brasil
11:30 - 12:05
Ferramenta gráfica para modelagem e análise em Engenharia Estrutural
Pedro Cortez | Rafael Lopes Rangel - Engenheiros PUC-RIO
14:00 - 14:35
Transmissão de dados pela luz visível
Renata Marè - Pesquisadora Dra USP | Osvaldo Gogliano - Prof Dr USP
14:35 - 15:10
Engenharia de Requisitos
Flavio Pol - Engenheiro de Aplicação OPENCADD
15:30 - 16:05
Indústria 4.0
Jorge Osvaldo Zato - Gerente de Engenharia Trox
16:05 - 16:40
Aplicação de Machine Learning na Detecção em Tempo Real de Operação Anormal em Turbinas Eólicas
Sinvaldo Rodrigues Moreno - Coordenador de Estudos e Planejamento Energético

Comments

  1. Avatar Ana Beatriz Pinheiro : agosto 5, 2018 at 4:42 pm

    Ansiosa.

    • Olá Ana Beatriz!

      Também estamos ansiosos. A programação do evento já está definida, confira os novos palestrantes e compartilhe com sua rede!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »