fbpx



Embraer

MATLAB e Simulink: 50 vezes menos problemas na resolução de problemas na modelagem de requisitos dos sistemas de controle de voo do jato executivo mais moderno do mundo. Como isso é possível?



SobreO Projeto




Desafio

Transcrever os requisitos de alto nível para uma linguagem de requisitos de baixo nível ao fornecedor que desenvolveu o software do FCS.

Solução

Trabalhando com Simulink, a equipe de modelagem criou um modelo detalhado do FCS, bem como modelos de dinâmica da aeronave e controles de bordo. O modelo completo compreende mais de um milhão de blocos e dezenas de componentes, muitos com mais de 700 entradas e 500 saídas. O grupo criou ainda testes funcionais para verificar o cumprimento dos requisitos de alto nível e validar os de baixo nível.

Resultados

  • Tempo de desenvolvimento foi encurtado em aproximadamente seis meses;
  • Menos atrasos devido a problemas de requisitos;
  • Modelos foram usados para testes real-time.

Estimamos que a modelagem e a simulação com Simulink nós proporcionou a entrega dos requisitos ao fornecedor com uma antecedência de três meses, quando comparada aos processos radicionalmente aplicados. Isso ocorreu devido ao fato de que os requisitos entregues estavam madurois, o fornecedor contava com menos perguntas e problemas, reduzindo o tempo de desenvolvimento.

Rodrigo Souto

Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, Embraer

Translate »