fbpx



Caso Ford

Estudo do comportamento do fluxo de óleo através de processamento de imagens



SobreO Projeto



Desafio

Analisar quantitativamente o fluxo de óleo em um escoamento transiente de forma não intrusiva, com alta repetibilidade e definição temporal em ambiente agressivo.

Solução

Em alguns estudos envolvendo motores automotivos é necessário desenvolver testes especiais, neste caso era preciso identificar e quantificar o fluxo de óleo dentro de uma célula de testes – onde é proibido a presença de pessoas durante o teste por motivos de segurança. Usar câmeras de alta definição e análise de imagens com MATLAB foi a solução encontrada para este problema, desta forma conseguimos quantificar o fluxo de óleo e descobrir como este fluxo varia com o tempo de maneira precisa – e sem colocar nenhum dos membros da equipe em risco.

Resultados

O resultado desta pesquisa nos permitiu entender precisamente como era o comportamento – quando e quanto – do fluxo de óleo em condições específicas de uso do motor, algo que não seria possível de nenhuma outra forma, refletindo por fim em otimização do produto final.

“O uso do matlab na análise de dados, estudos e desenvolvimento de testes especiais tem se mostrado uma ferramenta fundamental, conseguimos reduzir o tempo de compilação de dados, analisar sons de forma excepicional, mensurar imagens com precisão dentre muitas outras coisas que nos levam as descobertas por uma via rápida e certeira – algo fundamental numa indústria tão competitiva como a automotiva. A OPENCADD trabalha junto conosco através de treinamentos aos times de engenharia e auxiliando na busca das melhores soluções para os nossos desafios.”

Thomaz Ernesto 

Engine Performance Development Engineer

QUER SABER MAIS?

Preencha o formulário abaixo e baixe o vídeo e o PDF sobre o caso.

Translate »