fbpx



Transmissão de dados pela luz visível

Transmitir dados pela luz visível é um passo importante para a construção de smart cities. Conheça o trabalho da Dra. Renata Marè da Poli-USP.



SobreO Projeto



Desafio

Verificar a viabilidade e o desempenho de um sistema de comunicação sem fio, baseado em luz visível (Visible Light Communication), operando em ambientes externos, como suporte ao transporte público por ônibus.

Solução

Usar o MATLAB/Simulink para simular um sistema de comunicação sem fio, capaz de transmitir dados por meio da luz visível de LED, em ambientes externos, como suporte ao transporte público por ônibus. O sistema de comunicação proposto baseia-se na ideia que luminárias públicas a LED possam fornecer dados de posicionamento aos ônibus que circulam em faixas exclusivas, em locais da cidade onde não haja a recepção de coordenadas por GPS, informação essencial aos gestores deste modal.

Resultados

Os resultados apontam para a viabilidade de transmissão de pacotes de dados contendo informações posicionais aos ônibus, mesmo quando à velocidade de 60 km/h e sob a pior taxa de transmissão apontada pela norma.

“Minha experiência com as ferramentas MATLAB/Simulink, durante meu doutorado, foi fantástica. Nelas encontrei os recursos computacionais necessários ao desenvolvimento da simulação de um sistema de transmissão de dados pela luz visível, como suporte ao transporte público por ônibus. Vale destacar algumas features como a capacidade de resolução e plotagem de gráficos tridimensionais do MATLAB, que foi de grande valia para a interpretação de valores obtidos. Já o Simulink permite que se construam, com facilidade, modelos de simulação a partir da sua biblioteca de blocos. Eu recomendo a sua utilização para pesquisadores que busquem ferramentas robustas, versáteis e com farta documentação disponível.”

Profa. Renata Marè 

Doutora em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP

Quer saber mais sobre VLC –Visible Light Communication?

Preencha o formulário abaixo e baixe o white paper desenvolvido pela Dra. Renata Marè sobre o assunto.

Translate »