fbpx

Presença Feminina, apesar de pequena, cresce na Fórmula SAE em 2018

Presença Feminina, apesar de pequena, cresce na Fórmula SAE em 2018

A presença feminina, em determinadas áreas do conhecimento, tem aumentado nos últimos anos. Exemplo disto, é o número de alunas que participaram da Fórmula SAE, promovida aos estudantes de Engenharia. A proposta do evento é desenvolver um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula.

UFF - FSAE 2018

As mulheres na Fórmula SAE 2018

Na última competição realizada no final de 2018, em Piracicaba, participaram 72 equipes, representando 1.403 participantes, deste total, 26 eram mulheres, representando menos de 2% de inscritos.

Apesar da participação feminina ser um número ínfimo, é o dobro do representado em 2017, em que com 1.216 alunos, apenas 12 eram do sexo feminino – menos de 1%.

Uma das equipes, liderada por uma estudante, foi a da Formula Tesla, da UFMG. Coordenada por Ana Flávia Rangel, a equipe ficou em segundo lugar nas categorias: elétrico, custos e manufatura e endurance; e conseguiu o terceiro lugar em projetos, autocross e aceleração.

TESLA UFMG - FSAE 2018Capitã da equipe, Ana disse que o grupo é composto por 36 membros, dos quais 20 foram inscritos.  Entusiasmada, a líder informou que “em 2018, tivemos um grande avanço: é o segundo ano de participação da nossa equipe e tivemos uma melhoria de 10º, para 2º lugar. O carro foi melhorado, mas ela enfatizou que a equipe tem uma qualidade técnica maior.

Para conseguir este avanço, o uso do software MATLAB® foi fundamental. “Com ele conseguimos otimização, tanto para dinâmica veicular como simulações simples, mas principalmente simulações eletrônicas no sistema de gerenciamento de baterias (BMS)”, comentou.

Ela ratificou que o apoio da OPENCADD, representante da Mathworks, foi importante para a equipe. Por se tratar de uma equipe novata, com apenas dois anos de existência, a falta de conhecimento de uso do software poderia inviabilizar sua correta aplicação.

“Os cursos disponibilizados nos ajudaram muito. Em 2019, vamos tentar o primeiro lugar. Já estamos em busca de patrocínio” (Ana Flávia Rangel)


Viviane Nunes - assessora de imprensa OPENCADDViviane Nunes é Presidente no Brasil do Comitê Women ASHRAE. 

É jornalista e atua como assessora de imprensa da OPENCADD desde 2016, sendo responsável pelo relacionamento com a imprensa, organização de cerimoniais e cobertura de eventos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »