fbpx

Semana Integrada de Engenharia na PUC-RIO prova que o uso do MATLAB® e do Simulink® são importantes para a qualificação profissional

Semana Integrada de Engenharia na PUC-RIO prova que o uso do MATLAB® e do Simulink® são importantes para a qualificação profissional

Em agosto, a OPENCADD, uma das maiores empresas de soluções em tecnologia da América Latina, participou da 5ª Semana Integrada de Engenharia (SIENG), na PUC-RIO.

(por Viviane Nunes)

Preparado por acadêmicos, o evento teve como propósito promover interação entre os alunos de Engenharia o mercado de trabalho, extrapolando o ambiente da sala de aula. Foi o momento em que os estudantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nos bancos da escola e os apresentaram aos expositores e visitantes da feira, realizando a verdadeira integração academia-empresas.

Simultaneamente, aconteceram diversas atividades. Entre elas, dois cursos, oferecidos pela OPENCADD, sobre utilização das ferramentas MATLAB® e Simulink®. Nesta oportunidade, ficou claro como estes instrumentos são importantes para a perfeita formação acadêmica, visando a formação do profissional que atuará no mundo contemporâneo.

Para o mestrando de Engenharia Mecânica, Renato de Oliveira Gabriel, que defenderá a tese na área de mecânica mole – transferência de calor, mecânica dos fluidos – os programas são importantes, porque trazem aplicações e ferramentas úteis para seu aprendizado e aplicação na vida profissional. “O MATLAB® é uma ferramenta bastante simplificadora e poderosa. Cálculos que seriam feitos na mão, usando matrizes, vetores, perdendo-se muito tempo, são resolvidos instantaneamente. Também existem aplicações, que se referem ao uso de imagem e som muito interessantes”.

CWL – A PUC-RIO foi a primeira universidade brasileira a adquirir a licença CWL – Campus Wide License. Esta é o tipo de autorização mais eficaz e econômica para garantir o acesso aos softwares MATLAB® e Simulink® para todos de uma universidade, dentro e fora do campus. É um diferencial de peso na formação de alunos e retenção de corpo docente e pesquisadores das instituições.

Saiba mais sobre a Campus Wide License! É fácil e custa menos do que você imagina.

Para o coordenador de graduação de Engenharia da PUC-RIO, Professor Luiz Fernando Martha, “adquirir a licença fez toda a diferença, pois os alunos podem usar em seus computadores pessoais, indistintamente. É impressionante a diferença, no ensino, na aprendizagem e na qualidade dos projetos dos estudantes, tanto na graduação quanto na pós-graduação – ambiente em que também é muito utilizada. E agora, nosso contrato foi aberto para todas as ferramentas do MATLAB® e do Simulink®”.

Martha ainda acrescentou que, ter a licença do MATLAB® e do Simulink® é um diferencial.  As licenças podem ser usadas indistintamente, por todos, em qualquer lugar, pois a maneira de ensinar Engenharia no Mundo está mudando, em particular no Brasil. “Estão sendo implantadas novas diretrizes curriculares, homologadas pelo Conselho Nacional de Educação. Isto mostra que o ensino da Engenharia deve ser moderno, aplicado e compatível com a indústria 4.0. Estas ferramentas são muito úteis neste processo”, acrescentou.

Quer saber mais sobre a Semana Integrada de Engenharia?

Clique aqui e assista às entrevistas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »