Fale conosco

5 tecnologias criadas por brasileiros

22/11/2022
7 min. de leitura

A Copa do Mundo 2022 já chegou!  

A abertura da Copa aconteceu no domingo, dia 20 de novembro/2022. Essa é a vigésima segunda edição do evento.

E é claro que o Brasil conhecido como o país do futebol, já está na expectativa para torcer durante os jogos e vibrar com o seu time em campo. 

Mas você sabia que muitos brasileiros também já marcaram golaços quando se trata de tecnologia? 

É isso, mesmo! Existem muitos exemplos de inovações que foram criadas por brasileiros e que ganharam o mundo a fora. 

É necessário lembrar que nem todas elas foram criadas aqui Brasil, mas ainda assim podemos dizer que no DNA de cada uma delas corre sangue brasileiro. E isso é motivo de orgulho! 

Por isso, listamos aqui cinco tecnologias que foram criadas por brasileiros e que talvez você não saiba: 

  • AVIÃO

  • Este com certeza é um dos maiores questionamentos da história da humanidade.  A depender da região ou país, a história pode ser contada de diferentes maneiras e há muitos pontos de vista a serem discutidos.

Afinal, quem criou o avião? Os irmãos Wright, e sua aeronave criada em 17 de dezembro de 1903, que teve voo controlado por alguns quilômetros, ou o brasileiro Santos Dumont que teve a sua experiência com o 14-Bis, na França, no dia 23 de outubro de 1906?

Um fato interessante e muito importante, é que na versão do brasileiro, não havia a necessidade de uma catapulta para impulsionar a aeronave. Ou seja, ela foi a primeira máquina a subir sozinha.

De acordo com regras estabelecidas em Paris pelo Aeroclube da França, o brasileiro Santos Dumont foi, sim, o criador do primeiro avião da história.

  • WALKMAN

  • Se você viveu nos anos 80 certamente achava o máximo poder sair por aí ouvindo as suas músicas preferidas em um dispositivo portátil. Mas poucos sabem que essa ideia teve origem parcialmente brasileira.

O aparelho que hoje é considerado o “avô do iPod”, foi inventado por um teuto-brasileiro chamado Andreas Pavel. No ano de 1972, Andreas criou o aparelho de toca-fitas portátil o qual batizou de Stereobelt.

Sete anos mais tarde, a Sony lançou o que foi um grande sucesso de vendas: o Walkman. Mesmo Pavel tendo registrado a sua patente, a empresa japonesa se aproveitou da ideia e lançou o produto sem autorização. O caso foi parar na justiça e após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony entraram em um acordo, e a empresa reconheceu a autoria do invento a Pavel. Em 2004, a empresa japonesa foi condenada a pagar uma indenização ao inventor.

Sete anos mais tarde, a Sony lançou o que foi um grande sucesso de vendas: o Walkman. Mesmo Pavel tendo registrado a sua patente, a empresa japonesa se aproveitou da ideia e lançou o produto sem autorização. O caso foi parar na justiça e após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony entraram em um acordo, e a empresa reconheceu a autoria do invento a Pavel. Em 2004, a empresa japonesa foi condenada a pagar uma indenização ao inventor.

Veja também: Internet das Coisas: será que você já está por dentro?

  • CINEMA 3D

  • Você sabia que a primeira versão do Cinema 3D aconteceu no ano de 1934?

Sebastião Comparato foi o grande responsável pela invenção. Ele veio morar no Brasil com apenas seis meses de vida e dedicou grande parte de sua vida para inventar a terceira dimensão, ao mesmo tempo que a queria como uma invenção brasileira, recusando por isso um convite para ir trabalhar nos Estados Unidos.

O ano era 1934 quando Comparato criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro.

O projeto consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho, e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.

Com o passar do tempo, a invenção caiu no esquecimento, mas os seus princípios permaneceram sendo as bases para o que o cinema 3D se transformou no final da última década.

Veja também: IoT: O que é e Como Funciona?

  • BINA

  • Você se lembra qual foi a última vez que utilizou uma BINA? Certamente não. Afinal, hoje em dia você sabe na hora quem está te ligando.

Mas essa informação era algo bastante difícil no passado. Foi quando em 1977 que o mineiro eletrotécnico Nélio Nicolai criou um sistema que basicamente reconhecia o número de onde estava vindo a ligação, e mostrava ao usuário de quem era.

O sistema chama-se BINA (B IN A) justamente por isso. A ideia é que o receptor (B) identifica quem fez a chamada (A).

  • RADIOGRAFIA

  • A radiografia também foi criada por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu é o responsável por essa criação. Ele pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Quando em 1936, conseguiu criar um sistema que usava chapas radiográficas para fotografar a parte interna do corpo, em especial, os pulmões.

A invenção criada no Brasil foi chamada de “abreugrafia” e permitia que doenças como a tuberculose fossem diagnosticadas de maneira muito mais rápida. Graças a essa invenção, Manuel de Abreu foi indicado ao Prêmio Nobel.Essas são só algumas das inúmeras criações que nasceram através de brasileiros. E com toda a certeza, muitas outras invenções estão por vir.

Quer saber mais sobre invenções da humanidade e como elas funcionam? Ótison te explica! Para assistir aos vídeos do Ótison, basta CLICAR AQUI!

Achou esse conteúdo interessante? Fique de olho nos próximos textos do blog e acompanhe a OPENCADD nas redes sociais.

Se você também quer criar coisas incríveis, conheça a OPENCADD

Viviane Viscarra é formada em Design Gráfico pela FAM e Marketing através da Euro College e atua na OPENCADD como Analista de Marketing.