Fale conosco

Cerveja, fraldas e… BIG DATA?

19/11/2020
3 min. de leitura

Como profissional de marketing há mais de 12 anos, perdi a conta de quantas vezes ouvi esta história. Trata-se um caso clássico do WalMart, que detectou um comportamento comum entre pais que compravam fraldas: grande parte deles levava também cervejas. A partir daí, a rede de supermercados começou a localizar as gôndolas de cervejas próximas às gôndolas de fraldas, o que resultou em um crescimento de 30% nas vendas de ambos os produtos.

Isso aconteceu em 1997 e de lá para cá muitas outras empresas começaram a fazer uso de ferramentas analíticas baseadas em aprendizado por associação. Em mais de 20 anos, as ferramentas evoluíram muito e as empresas estão cada vez mais assertivas em suas ações de sugestão de produtos de forma customizada.

E isso… tem tudo a ver com BIG DATA.

Leia também:

BIG DATA: a arte de transformar dados em lucros

Analisar carrinhos de compras é uma prática que envolve Data Mining (mineração de dados), tratamento de dados, regras de associação, desenvolvimento, treino e teste de algoritmos. E por aqui abandono o discurso “marqueteiro” para dar lugar ao “hands-on” típico de engenheiros e cientistas.

Esta pequena introdução tem por objetivo apresentar como realizar este tipo de análise para grandes quantidades de itens (datasets), como é o caso de grandes redes varejistas e mostrar passo-a-passo, como utiliza o MATLAB como ferramenta de desenvolvimento destes modelos.

No blog MathWorks, você encontrará uma verdadeira aula sobre como desenvolver um projeto de análise de carrinho de compras, incluindo um arquivo em PDF para download gratuito dedicado aos conceitos de “market basket transactions” e “association analysis”. No canal “Loren on The Art of MATLAB”*, você encontrará este conteúdo, com explicações de data mining, regras de associação, desenvolvimento de algoritmos e visualização de métricas. Poderá também conferir exemplos e baixar o código MATLAB completo utilizado na explicação.

Leia também:

A mágica do MATLAB no mundo do BIG DATA

Acesse o blog MathWorks e faça mais um gerente de marketing muito feliz!

 
 
Silvia Lavagnoli é gerente de marketing da OPENCADD e atua no segmento de tecnologia há 12 anos.
 

 

 

 

 

 

*O canal “Loren on The Art of MATLAB” é escrito por Loren Shure, uma das colaboradoras com mais tempo de casa na MathWorks, que participou diretamente do desenvolvimento original do MATLAB.