Fale conosco

Energia solar na indústria: por que é (tão) importante

26/12/2022
11 min. de leitura

A energia solar é uma fonte renovável e sustentável, que vem crescendo a cada ano e se tornando uma alternativa interessante e lucrativa para muitos negócios.

Isso porque, além de diminuir a emissão de gases poluentes – que geram graves impactos ambientais ao planeta – também são capazes de reduzir drasticamente os custos com energia elétrica, que representam uma grande fatia no orçamento das indústrias.

A economia proporcionada pela energia solar pode favorecer o investimento em outras áreas da empresa.

Por isso, neste artigo você vai entender melhor a importância da energia solar na indústria e como a OPENCADD pode ajudar nesse contexto.

Acompanhe!

 

Os problemas das fontes não renováveis de energia

Vista aérea de refinaria de petróleo

Veja também:

Hidrogênio verde: o que é, para que serve e por que é tão importante?

As fontes de energia não renováveis, também conhecidas como combustíveis fósseis, são aquelas obtidas por meio de recursos que podem se esgotar, ou seja, que não se regeneram na natureza no curto prazo, levando, em alguns casos, milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão para ficarem disponíveis novamente.

Os principais tipos de energia não renovável são o petróleo, carvão mineral e gás natural (fontes fósseis), além da energia nuclear.

Essas fontes fósseis foram produzidas há milhões de anos, a partir de reações químicas naturais provenientes do depósito de materiais orgânicos, como plantas e animais, em rochas sedimentares localizadas no centro do planeta. 

Conforme esses materiais foram sendo cobertos por sedimentos, tais reações os converteram em substâncias como petróleo e gás natural, retidos presos em uma espécie de reservatório.

Atualmente, grande parte da energia consumida no mundo é proveniente de fontes não renováveis. Isso acontece porque elas possuem:

  • Alto rendimento energético (com alta capacidade de combustão).

  • Preços atrativos.

  • Geram empregos e já possuem infraestrutura pronta para geração e distribuição, graças às usinas, dutos, ferrovias e rodovias.

Veja também: Hidrogênio verde é o novo diesel

Dessa forma, a produção de bens industrializados é realizada com energia gerada pela queima de carvão mineral, enquanto o petróleo é amplamente utilizado para produzir os combustíveis usados em veículos, assim como o gás natural que, além de combustível, tem também uso doméstico, como gás de cozinha e aquecedor, por exemplo.

No entanto, recorrer aos combustíveis fósseis geram inúmeros problemas ambientais, já que por meio da queima desses materiais são produzidos os gases de efeito estufa que tanto prejudicam e põem em risco o futuro do planeta, com consequências como o aumento do nível do mar, derretimento de calotas polares, aumento da temperatura global e diversos outros problemas que culminam no aquecimento global.

 

Veja também:

Por que o hidrogênio verde é a energia do futuro?

 

As vantagens da energia solar para a indústria

Placas solares e turbinas eólicas

A energia solar é uma fonte de energia renovável proveniente dos raios de sol, sendo portanto um recurso inesgotável. Ela pode ser utilizada de forma muito eficaz em indústrias dos mais diversos segmentos, por meio de projetos fotovoltaicos que convertem energia solar em energia elétrica, através de placas solares. 

Vejamos as principais vantagens que a energia solar oferece para a indústria:

 

Ser uma fonte de energia limpa e renovável

Como dissemos acima, a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável. Dessa forma, contribui para reduzir as pegadas de carbono e o consumo de combustíveis fósseis, que tanto prejudicam o planeta e causam graves impactos ambientais.

Por não poluir o meio ambiente, a energia solar se torna um importante instrumento a favor de um mundo mais sustentável. 

 

Baixo custo de manutenção

Uma grande vantagem da adoção de energia solar para indústrias é o fato do sistema exigir pouca manutenção e ter alta durabilidade, já que os equipamentos têm vida útil de, ao menos, 25 anos.

Assim, as despesas com manutenção ficam bastante reduzidas, exigindo normalmente apenas uma limpeza simples, que deve ser feita anualmente.

 

Redução no custo

Outra vantagem significativa da energia solar é a redução no custo com energia elétrica. Uma vez que esses custos podem representar mais de 40% da produção industrial, utilizar um sistema de energia solar fotovoltaico significa diminuir essa conta em cerca de 20% do valor total, chegando algumas vezes até a 95% de economia, dependendo do tipo de instalação e da localização.

Mesmo que o investimento inicial possa representar um custo um pouco mais elevado, a economia gerada promove o retorno do valor em pouco tempo.

 

Incentivos fiscais

Para incentivar a adoção de energia renovável em residências e empresas, alguns países oferecem incentivos fiscais, a fim de reduzir o consumo de energia termelétrica. 

O Brasil conta, desde 2015, com o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProERD), programa do governo federal que busca estimular e ampliar a geração distribuída com fontes renováveis em diversas frentes, entre elas a industrial. 

 

Posicionamento de marca

É cada vez maior o número de consumidores que se preocupam com o posicionamento de uma marca no momento da compra. 

Assim, ao escolher a energia solar – uma fonte de energia renovável e sustentável – o negócio atrai a atenção de clientes engajados com condutas de preservação e sustentabilidade, público que tem aumentado rapidamente.

Além disso, posiciona a empresa como um negócio inovador e com visão de futuro.

 

Soluções para energia solar com MATLAB e Simulink

MATLAB e Simulink são ferramentas flexíveis e de fácil assimilação voltadas para que engenheiros e cientistas possam trabalhar com desenvoltura na realização de diversos projetos. Em relação à energia solar, os softwares oferecem soluções que englobam todas as fases do sistema, desde o planejamento até a implantação e monitoramento.

Algumas soluções que MATLAB e Simulink oferecem para projetos de energia solar são:

Para geração de energia

  • Simular o desempenho do sistema usando dados históricos de irradiação e localização.

  • Estimar a produção de energia solar, projetando a curva de potência e tensão do painel.

  • Implementar efeitos de sombreamento, como nuvens ou tempos diversos.

    Conheça o software para simulação de sistemas elétricos

 

Para componentes de sistemas elétricos e mecânicos

  • Determinar a eficiência de um inversor.

  • Analisar todo o modelo de controlador de carga solar, assim como o uso de baterias para o sistema de energia.

  • Modelar um rastreador solar, por meio de um Solar Tracker.

 

Para análise de sistemas fotovoltaicos na microrrede

  • Analisar todo o sistema de cargas representadas por casas ou bairros e o impacto causado.

  • Analisar o comportamento de um modelo em diversos cenários de um dia típico, ou seja, aqueles com horários normais de maior incidência solar.

  • Analisar um parque fotovoltaico, permitindo assim verificar desde pequenas casas até sistemas mais robustos.

Se você deseja conhecer todo o poder que o MATLAB e o Simulink oferecem em projetos de energia solar, a OPENCADD te convida a fazer um teste grátis de 30 dias.

Quero fazer o teste gratuito