Fale conosco

Internet das Coisas: será que você já está por dentro?

24/10/2022
7 min. de leitura

A Internet das Coisas diz respeito a uma rede de objetos físicos que se conectam e trocam dados entre si por meio da internet. Esses dispositivos podem variar de objetos domésticos comuns, gadgets eletrônicos (como um smartwatch) e até mesmo ferramentas industriais sofisticadas.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a Internet das Coisas e quais áreas mais se beneficiam dessa tecnologia que a OPENCADD oferece aos seus clientes.

Acompanhe!

 

O que é e como funciona a Internet das Coisas?

A internet das coisas (do inglês Internet of Things, ou IoT) é um conceito utilizado para definir uma rede de objetos ou dispositivos que conseguem se comunicar de forma online com outro sistema através de uma conexão de rede, como o Wifi ou o Bluetooth, que são as mais conhecidas.

Assim, a tecnologia permite que dispositivos do dia a dia, como eletrodomésticos, veículos, smartphones e até mesmo prédios, se tornem “mais inteligentes”, pois são capazes de coletar e transmitir dados pela internet, a partir da nuvem, para pessoas e outros dispositivos habilitados para IoT.

Por conectar o físico e o digital, a internet das coisas também pode ser encontrada em diversos setores e indústrias, como a manufatura, automotiva, educacional, saúde e varejo, já que a IoT se aplica tanto para lousas inteligentes em salas de aula quanto para dispositivos médicos capazes de detectar sinais da doença de Parkinson.

Segundo a plataforma de pesquisa de mercado IoT Analytics, o número de dispositivos conectados à internet das coisas cresceu 8% em 2021 e deve saltar outros 22% até 2025, atingindo 27 bilhões de dispositivos.

 

Como funciona a Internet das Coisas?

Definindo em poucas palavras, a Internet das coisas funciona através de dispositivos com um hardware que se comporta como sensores e coletam dados, tanto do ambiente quanto dos próprios dispositivos ao qual estão instalados. Esses dados coletados pelos sensores são compartilhados por meio de redes sem fio e integrados aos softwares que fazem monitoramento das informações.

Os softwares então analisam os dados enviados e os transmitem aos usuários por meio de aplicativos ou sites.

 

Quais áreas mais se beneficiam da IoT?

A internet das coisas busca tornar a vida do ser humano mais simples, tanto em suas atividades pessoais e cotidianas quanto em tarefas profissionais e relacionadas aos negócios.

Para conseguir atingir esse propósito, a IoT precisa se integrar com outras tecnologias. Entre as áreas em que a internet das coisas se aplica, podemos citar:

Cloud Computing

Para que os dispositivos com a tecnologia IoT se comuniquem e processem os dados coletados, o armazenamento em nuvem é fundamental. Isso porque a quantidade de informações obtidas pode esbarrar em possíveis dificuldades operacionais do data center utilizado.

Com o Cloud Computing (Computação em Nuvem), processar, armazenar e também acessar os dados mostra-se uma opção mais econômica e escalável. Além disso, a integração de IoT e Cloud Computing também é eficiente na segurança de dados, ajudando a evitar vazamentos de dados e ataques, inclusive com criptografia.

Inteligência Artificial

Outra área que se beneficia muito da internet das coisas é a Inteligência Artificial (IA). Enquanto a IoT funciona através de sensores implantados em máquinas, que oferecem fluxos de dados por meio da conectividade com a Internet, a inteligência artificial é capaz de ensinar essas máquinas a compreender, traduzir e analisar os dados obtidos.

Ao desbloquear respostas e oferecer criatividade e contexto para as informações obtidas, a IA pode impulsionar ações inteligentes, contribuindo para que as empresas possam tomar decisões embasadas.

Existem muitas ferramentas e algoritmos que estão inseridos dentro da Inteligência artificial como mostra a figura abaixo:

 

Qual diferença o 5G fará na Internet das Coisas?

A internet 5G, também chamada quinta geração de internet móvel, trará um grande salto às conexões, fornecendo maior cobertura e velocidade para a rede. Além disso, o 5G permitirá que muitos equipamentos estejam interligados em uma mesma rede e sejam operados remotamente de forma segura, o que não acontece na atual internet 4G.

A tecnologia 5G também apresentará uma maior amplitude da rede, fazendo com que o volume de dados transmitido seja muito maior e mais complexo. Assim, as principais vantagens que a rede 5G poderá oferecer para os recurso de IoT são:

  • Maior velocidade.

  • Redução da latência.

  • Maior capacidade de suportar diversos dispositivos conectados simultaneamente.

  • Maior qualidade às conexões de rede.

 

Veja também:

Sistemas de Comunicação com MATLAB

 

MATLAB/ Simulink e Internet das Coisas

Como vimos no artigo, a Internet das coisas já está em muitos dispositivos e sistemas que utilizamos atualmente. E, com o advento da internet 5G, a tendência é que essa tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e empresas.

Mas, para que a IoT avance, é fundamental a utilização de boas ferramentas que possam ajudar no desenvolvimento de aplicativos da Internet das Coisas.

Saiba mais sobre Smart Manufacturing e IoT

O MATLAB e Simulink podem ajudá-lo a projetar, prototipar e implantar aplicativos de IoT, como manutenção preditiva, otimização de operações, controle de supervisão e muito mais. Com o poder dos dois ambientes diferentes, , você pode:

  • Acessar e pré-processar streaming e dados arquivados usando interfaces integradas para armazenamento em nuvem, bancos de dados relacionais e não relacionais e protocolos como REST, MQTT e OPC UA.

  • Projetar análises e algoritmos de IoT personalizados rapidamente, a partir de milhares de funções pré-criadas e comprovadas para tópicos como limpeza de dados, aprendizado de máquina e profundo, visão computacional, controles e otimização.

  • Desenvolver modelos baseados em dados e físicos para entender, controlar e otimizar coisas conectadas e criar gêmeos digitais.

  • Implantar análises MATLAB e modelos Simulink para escolha de ativo, borda ou nuvem gerando automaticamente componentes de software baseados em C/C++, HDL, PLC, GPU, .NET ou Java.

  • Usar o ThingSpeak, uma plataforma IoT pronta para execução com análise MATLAB, para prototipar e operacionalizar sistemas de menor escala.

  • Se você deseja desenvolver aplicativos IoT com a melhor ferramenta do mercado, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias. 

QUERO FAZER O TESTE GRATUITO