Fale conosco

Implementar e simular um modelo físico-matemático do powertrain de um HEV.

Conheça o Trabalho de Conclusão de Curso dos Engenheiros Graduados Fabio Kamikawa, Lucas Duarte, Lukas Waeny e Matheus Cardoso.

Sobre
O Projeto

Desafio

Implementar e simular um modelo físico-matemático do powertrain de um HEV (Hybrid Electric Vehicle) em MATLAB/Simulink, bem como a demonstração da metodologia de engenharia reversa para realizar o mesmo.

 

Solução

Estudar e detalhar o funcionamento de um veículo híbrido elétrico e seus respectivos componentes, caracterizá-los por meio de funções, mapas e posteriormente construir um modelo computacional em MATLAB/Simulink do sistema. Os dados colhidos para a modelagem do veículo foram obtidos via aquisições por rede CAN (Controller Area Network) e por artigos de institutos de pesquisas que disponibilizaram informações técnicas sobre testes realizados com o automóvel em questão.

 

Resultados

As simulações do modelo computacional implementado foram realizadas e apresentaram resultados coerentes com os dados do veículo real divulgados por institutos de pesquisa, tais como o consumo de combustível e a variação do estado de carga da bateria em um ciclo de condução.

 

Engenheiros graduados pelo Instituto Maua de Tecnologia

“A utilização da ferramenta MATLAB/Simulink durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso foi de suma importância para a construção de nosso modelo computacional. Com a assistência dos blocksets de powertrain, dinâmica veicular e eletrônica de potência, desenvolvidos pela MathWorks, foi possível acelerar e facilitar o processo de modelagem dos subsistemas físicos do veículo, bem como a sua simulação. As ferramentas de análise e de tratamento de dados do MATLAB/Simulink nos permitiu avaliar com melhor precisão os resultados obtidos no modelo e compará-los em tempo real com os aquisitados no veículo.”

Fabio Kamikawa, Lucas Duarte, Lukas Waeny e Matheus Cardoso

Engenheiros graduados pelo Instituto Mauá de Tecnologia