Fale conosco

PUC-SP, OPENCADD, MATLAB e Simulink: juntos por uma nova Engenharia

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) lança a primeira turma de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, em 2021.

Sobre
O Projeto

A OPENCADD está há 35 anos no mercado de tecnologia. Com uma trajetória de sucesso, é uma das principais representantes dos softwares MATLAB® e Simulink® na América Latina.

Reconhecida por prestação de serviços e presença forte e marcante nas indústrias e academias, não é à toa que está presente em todas as universidades de ponta, com a licença Campus-Wide License (CWL) – licenciamento de melhor custo-benefício e que garante o acesso ao software MATLAB e Simulink a toda comunidade acadêmica de uma instituição.

Um exemplo é a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que sob a coordenação da Professora Doutora Roberta Raggi, lançou a primeira turma de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, em 2021.

Um Sistema Ciber-Físico (SCF) pode ser definido como um conjunto de Sistemas Embarcados que atuam no Mundo Físico e que, geralmente, se notificam por uma rede de Comunicação (ex.: Internet of Things (IoT)), fazendo uso intensivo de técnicas de modelagem, computação, comunicações, controle e automação e inteligência artificial.

Este curso é diferenciado. É baseado na metodologia CDIO (Conceive Design Implement Operate), desenvolvida no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). É uma estrutura educacional que enfatiza os fundamentos de Engenharia estabelecidos no contexto da Concepção, Projeto, implementação e Operação de sistemas e produtos do mundo real.

O mesmo está dividido em módulos, com duração de nove semanas, estruturados em unidades curriculares fundadas na metodologia CDIO e Sala de Aula Invertida, na qual os alunos estudam os conceitos fundamentais em casa e depois reforçam seu aprendizado em sala de aula – com captação de 90% do conteúdo, pelo estudante. Para este método, o uso de tecnologias é fundamental.

É neste momento que são aplicadas as ferramentas MATLAB e Simulink. “Entram de forma extraordinária desde o segundo ano. Tanto para testar quanto para otimizar e integrar os projetos no prazo estipulado”, comenta a coordenadora.

Ela explica que o tempo de validação de uma inovação é longo, mas com o uso destas ferramentas, acontece uma otimização do processo. Esta é uma das formas em que o MATLAB e o Simulink auxiliam a faculdade a atuar em duas pontas: apoiando o surgimento de startups e o desenvolvimento de produtos para grandes empresas. “A faculdade vira uma grande incubadora, com infraestrutura para montar e desmontar os produtos”, explica a professora.

Diretrizes Curriculares – É mais do que certo dizer que MATLAB e Simulink estão diretamente ligados a este curso. Em 2019, o MEC – Ministério da Educação – anunciou novas diretrizes curriculares para a Engenharia e todos os cursos tiveram que se adaptar. No caso da PUC, a ‘Nova Engenharia’ tem grande influência do MIT e não há como ‘fazer este novo modelo de educação’ sem ter estas potentes ferramentas, que trabalham com sistemas embarcados, simulação, digital twins, IoT (Internet of things). “A biblioteca e os pacotes destes instrumentos são muito importantes para o apoio à educação. A aprendizagem se torna significativa. O conhecimento se dá de forma prática. O aluno é o agente do próprio conhecimento”, enfatiza. Além disto, na Engenharia SCF, ao invés do discente entregar um único projeto ao final, ele desenvolve e entrega por etapas.

Problema Concreto – A aprendizagem é feita por projetos e protótipos. Quando há a validação, há a aplicabilidade e a resolução de problemas. Nada melhor do que ter a aplicabilidade em um projeto que traga soluções de dificuldades sociais, como é a questão hídrica. Os alunos estão desenvolvendo um sistema predial que garanta a economia de água.

 

puc-sp-roberta-raggi

“Se não fosse o time da empresa, nada seria possível, confirma a professora: “A OPENCADD viabilizou o curso. É uma equipe sensacional, que nos apoia na formação de alunos e professores. Sem a OPEN, não teríamos o mesmo alcance”.

Roberta Raggi

Professora Doutora de Engenharia Civil na PUC SP