Fale conosco
1. Quais são os sistemas operacionais suportados para a aplicação?

Windows, Linux e macOS.


2. Quais são os requisitos necessários para executar o MATLAB® & Simulink®?

Clique aqui e confira.


3. O que é uma conta MathWorks?

Também conhecida como MathWorks Account, é uma conta de acesso ao portal da MathWorks.


4. Para que serve uma conta MathWorks?

Com uma conta MathWorks é possível:

I. Fazer download dos softwares;
II. Gerenciar as licenças através do License Center;
III. Criar solicitações de serviço;
IV. Solicitar orçamentos;
V. Visualizar pedidos e relatórios de erros.


5. Como criar uma conta MathWorks?

Clique aqui e siga as etapas abaixo.

I. Digite o seu e-mail no campo Email Address;
Para acessar a licença MATLAB da sua organização, use o seu e-mail corporativo ou universitário.

II. Informe o país de residência em Location;

III. Informe o que melhor te descreve em relação ao uso do software em Which best describes you?;

IV. Informe se você possui 13 anos de idade ou mais em Are you at least 13 years or older?;

V. Clique em Create para concluir e criar a sua conta.


6. Onde consigo acessar a minha conta MathWorks?

Clique aqui e informe suas credenciais (e-mail cadastrado e senha) para fazer login na sua conta MathWorks.

Se você ainda não possui uma conta MathWorks, confira as questões anteriores.


7. Como instalar uma licença do MATLAB no meu computador?

Assista o vídeo abaixo e aprenda como realizar a instalação do MATLAB para as seguintes licenças: Individual, Designated Computer e Máquina Cliente.


8. Como instalar uma licença do MATLAB no servidor?

Assista o vídeo abaixo e aprenda como realizar a instalação do MATLAB no servidor.


9. Como posso resolver o erro -9?

O erro -9 do License Manager pode ser causado por vários motivos diferentes, dependerá de como o MATLAB foi instalado e ativado.


  • Se a licença for Individual ou Campus-Wide License (CWL), o erro -9 representa que o nome de usuário no arquivo de licença não corresponde.

    Para resolver, verifique o nome de usuário do MATLAB e reative o MATLAB com o nome de usuário correto.

    Para reativar o MATLAB com o nome de usuário correto, busque na sua máquina por “Activate MATLAB”, o execute e siga com o login da sua conta MathWorks.

    Se o erro persistir, peça ajuda aqui.


  • Se estiver realizando a ativação do software sem conexão com a internet, o erro -9 representa que o host ID (MAC Address) no arquivo de licença não corresponde.

    Verifique se host ID no arquivo de licença ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\etc\license.dat") corresponde com o da máquina.

    Para encontrar o host ID da máquina, abra o Prompt de Comando e digite getmac.

    Ao confirmar a divergência do host ID da máquina em relação ao arquivo de licença, abra o arquivo de licença no Bloco de Notas e corrija o host ID (MAC Address) para o mesmo da máquina. Em seguida, faça a reativação do MATLAB.

    Para reativar o MATLAB, busque na sua máquina por “Activate MATLAB”, o execute e siga com o login da sua conta MathWorks.

    Se o erro persistir, peça ajuda aqui.


  • Se a licença for Designated Computer, o erro -9 representa que esta licença do MATLAB já está sendo executada em uma conta de usuário diferente.

    As licenças Designated Computer só podem ser utilizadas em uma máquina por vez. Portanto, para usá-la numa nova máquina, desative da antiga.

    Caso precise utilizar em duas máquinas ou mais, entre em contato aqui.


10. Como posso resolver o erro -13?

O erro -13 é ocasionado em licenças Concurrent e Network Named User (NNU), neste caso trata-se da falta de informações (SERVER/DAEMON) no arquivo de licença.

Verifique se as duas primeiras linhas do arquivo de licença ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\etc\license.dat") estão preenchidas conforme o exemplo abaixo:

SERVER $Hostname $HostID 27000
DAEMON MLM "$MATLAB\etc\win64\mlm.exe"

Se as duas primeiras linhas não estiverem preenchidas ou não existirem, acrescente-as e substitua os campos $Hostname, $HostID e $MATLAB pelas informações abaixo:

I. Para preencher o campo $Hostname, acesse o Prompt de Comando e digite hostname. Copie a informação recebida e substitua na indicação $Hostname.

II. Para preencher o campo $HostID, acesse o Prompt de Comando e digite getmac. Copie o endereço informado e substitua na indicação $HostID.

III. Substitua a indicação $MATLAB por "C:\Program Files\MATLAB\R2023a sempre respeitando a versão do software instalado na máquina.

Se o erro persistir, peça ajuda aqui.


11. Como posso resolver o erro -15?
  • Se o erro -15 for apresentado numa instalação realizada no Servidor

    Verifique se os números de porta TCP usados pelo gerenciador de licenças já estão ou não sendo usados por outra aplicação. Por padrão o MATLAB usa porta 27000.

    Caso seja necessário a alteração do número da porta TCP no arquivo de licença ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\etc\license.dat"), localize SERVER na primeira linha e faça a alteração da porta TCP.

    Se o erro persistir, peça ajuda aqui.


  • Se o erro -15 for apresentado numa instalação realizada na Máquina Cliente

    Verifique se há comunicação entre Máquina Cliente e Servidor através do comando ping no Prompt de Comando. Para isso, digite ping [hostname] no Prompt de Comando, onde hostname refere-se ao nome do host da máquina do servidor (também pode ser encontrado no Prompt de Comando digitando hostname).

    Se existir comunicação entre Máquina Cliente e Servidor, mas ainda apresentar o erro -15, considere abaixo:

    I. Você pode ter um erro de rede que está impedindo a máquina cliente de se comunicar com o servidor de licenças. Entre em contato com o administrador da rede para resolver esse problema;

    II. Verifique se a linha SERVER do arquivo network.lic ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\licenses\network.lic”) no cliente corresponde à linha SERVER do arquivo de licença ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\etc\license.dat") no próprio servidor. Se a linha SERVER for diferente, pode fazer com que o cliente entre em contato com o servidor/porta errado. Certifique-se que as duas linhas estejam iguais;

    III. Verifique se há firewall(s) entre o cliente MATLAB e o servidor do gerenciador de licenças. O gerenciador de licenças se comunica em duas portas que devem ser abertas através do(s) firewall(s). Essas portas são especificadas no arquivo de licença ("C:\Program Files\MATLAB\R2023a\etc\license.dat") hospedado no servidor do gerenciador de licenças. Se houver um firewall em execução, entre em contato com o administrador do sistema para abrir as portas necessárias no firewall;

    IV. Se você precisar de uma Rede Privada Virtual (VPN) para se conectar ao servidor de licenças (Network License Manager), certifique-se de estar conectado à VPN.

Se o erro persistir, peça ajuda aqui.


12. Posso alterar o administrador da minha licença?

Sim. Solicite a alteração desejada informando o número da sua licença aqui.


13. O que é o SMS?

O Serviço de Manutenção de Software, também conhecido por SMS, é um programa anual que permite o acesso ao suporte técnico e às atualizações do software.


14. Por que eu devo renovar o SMS das minhas licenças perpétuas?

Durante o primeiro ano após a aquisição de sua licença perpétua, você terá o SMS incluso sem nenhum custo adicional.

A partir do segundo ano, esse serviço deve ser renovado anualmente para que você não perca o acesso às atualizações do software e ao suporte técnico.

Manter o SMS em dia implica em:

I. Garantia de acesso às atualizações e novas versões do MATLAB e Simulink – duas versões por ano;
II. Suporte técnico disponível em português por e-mail, telefone ou vídeo conferência;
III. Disponibilidade de produtos on-line, como MATLAB On-line, MATLAB Drive, MATLAB Mobile e Simulink On-line;
IV. Liberdade de gerenciamento da licença e possibilidade de aquisição de novos produtos adicionais para sua licença.

Caso deseje mais informações, fale conosco aqui.


15. Como posso realizar a renovação do SMS de minhas licenças?

Quando a sua licença estiver com o SMS próximo de expirar, você será notificado e poderá entrar em contato conosco para realizar a renovação.

Caso a sua licença esteja próximo de expirar e ainda não tenha recebido nenhuma notificação, fale conosco aqui.