Fale conosco

5G e o futuro da internet: o que esperar?

20/11/2023
5 min. de leitura

Desde os primórdios na Guerra Fria até a transformação na rede global que usamos diariamente, a internet tem percorrido um longo caminho. Hoje, a evolução da conectividade continua a moldar nosso mundo e a próxima fronteira, o 5G, já começou a ser desbravada.

Você já parou para pensar nos impactos que o 5G está trazendo e como está prestes a revolucionar diversas áreas? É esse o tema que abordaremos neste conteúdo.

Além disso, veremos como ferramentas avançadas como o MATLAB® e o Simulink® contribuem para esse cenário em constante evolução. O futuro da internet é emocionante e estamos à beira de uma nova era de conexão global. Fique conosco e informe-se!

Tendências e impactos do 5G no futuro da internet

O avanço do 5G está destinado a remodelar significativamente o panorama da internet. Além disso, traz consigo uma série de tendências e impactos transformadores em uma ampla gama de setores. 

A nova tecnologia de conectividade promete velocidades de dados ultra rápidas, latência mínima e maior confiabilidade. De tal modo, traz inovações em áreas essenciais da nossa sociedade.

Saúde

Por exemplo, na saúde, o 5G permite avanços notáveis, como a telessaúde de alta qualidade, cirurgias remotas assistidas por robôs e o monitoramento em tempo real de pacientes. Isso está tornando o acesso à assistência médica mais amplo e eficiente, especialmente em áreas remotas.

Educação

Na educação, a realidade aumentada e a realidade virtual alimentadas pelo 5G tendem a criar ambientes de aprendizado imersivos e colaborativos. Dessa forma, os estudantes podem acessar recursos educacionais de alta qualidade de qualquer lugar e em qualquer tempo.

Transporte

Já no campo da logística e dos transportes, a conectividade 5G contribui para a gestão inteligente de frotas, otimizando as entregas e promovendo a segurança nas estradas. 

Os veículos autônomos também se beneficiarão da latência ultrabaixa, tornando-se uma realidade mais próxima. Há países em que eles já estão em funcionamento e logo devem tornar-se uma realidade comum em mais partes do mundo.

Agronegócio

Na agricultura, o agronegócio está sendo impulsionado pela Internet das Coisas (IoT) habilitada pelo 5G, permitindo o monitoramento em tempo real de cultivos e animais. Como resultado, temos uma produção agrícola mais eficiente e mais sustentável.

Entretenimento

Além disso, a indústria de entretenimento está presenciando o crescimento da realidade aumentada em eventos ao vivo e transmissões de alta qualidade por dispositivos móveis.

MATLAB e Simulink: por que e como usar os softwares no 5G?

O uso do MATLAB e do Simulink no desenvolvimento e implementação do 5G é uma escolha fundamental para as principais equipes de engenharia e isso se deve a uma série de razões claras. 

Essas poderosas ferramentas oferecem um ambiente abrangente e flexível que engloba desde a concepção de ideias até a implementação prática de tecnologias com 5G.

O MATLAB, por exemplo, é amplamente utilizado para criar e otimizar IPs para produtos 5G. Isso é fundamental para a rápida implementação de novas tecnologias.

Uma das vantagens mais notáveis do uso do MATLAB e do Simulink é a capacidade de simular o impacto de escolhas de algoritmos, design de antena e configurações de radiofrequência (RF) no desempenho do sistema. 

Simulação de algoritmo no Simulink

Tal simulação permite que as equipes de engenharia avaliem diversas abordagens, refinando o projeto antes de avançar para implementações práticas.

Além disso, essas ferramentas garantem que os projetos estejam em conformidade com os padrões 5G em constante evolução. Assim, pode-se garantir que os produtos atendam às normas globais e funcionem em conformidade com outros dispositivos.

A capacidade de verificar o comportamento dos projetos com protótipos de hardware e testes over-the-air é outra área em que o MATLAB e o Simulink destacam-se. Os programas economizam tempo e recursos, permitindo que as equipes validem designs de maneira eficaz antes da implementação em grande escala.

A colaboração é simplificada, pois as equipes de desenvolvimento podem compartilhar modelos e códigos de maneira eficiente. Garante-se, assim, que todos estejam alinhados e trabalhando com as versões mais recentes dos projetos.

Para completar, o MATLAB e o Simulink aceleram o desenvolvimento 5G de várias maneiras. Veja algumas delas:

Simulação de link ponta a ponta

Isso permite que os engenheiros desenvolvam e otimizem o design de camada física 5G, avaliando o impacto das escolhas de algoritmo, design de array, deficiências de RF e canais de propagação.

Geração de forma de onda do downlink

Os engenheiros podem criar formas de onda compatíveis com 5G e automatizar testes de simulação e transmissões sem fio, acelerando o desenvolvimento.

Engenharia de sistema RF para mmWave e MIMO massivo 

O 5G opera em frequências mmWave — e o MATLAB e o Simulink permitem modelar e simular subsistemas digitais, RF e de antena, incluindo amplificadores de potência, conjuntos massivos de antenas MIMO e algoritmos adaptativos.

Design baseado em modelo para prototipagem e verificação

Essa abordagem permite que os engenheiros experimentem diferentes arquiteturas e algoritmos, façam ajustes iterativos e automatizem a prototipagem em dispositivos de rádio definidos por software (SDRs) e outros hardwares FPGA ou SoC.

Como vimos, o uso do MATLAB e do Simulink é uma escolha lógica e eficaz para equipes de engenharia que desejam enfrentar os desafios do futuro da conectividade. Quer ver isso de maneira prática? Acesse nosso site e teste os programas gratuitamente por até 30 dias.

teste-matlab-simulink-gratuitamente