Fale conosco

Eletrificação e transição energética

18/01/2023
8 min. de leitura

A eletrificação da indústria é um assunto que vem sendo cada vez mais discutido em diferentes setores da atividade. Isso porque a substituição de combustíveis fósseis por eletricidade proveniente de fontes renováveis é fundamental para reduzir as emissões de gases tóxicos na atmosfera, além de também trazer importantes benefícios aos negócios.

Na verdade, esse é um processo que já está em andamento, uma vez que a preocupação com a sustentabilidade aumenta e os custos de maquinários e tecnologias elétricas diminuem.

Neste artigo, você vai entender porque a eletrificação de maquinários industriais já é uma realidade e como grandes oportunidades podem advir dessa transição.

Acompanhe!

 

Eletrificação de maquinários industriais: uma realidade

A eletrificação é um processo no qual a energia térmica proveniente de combustíveis fósseis são substituídos por eletricidade oriunda de fontes renováveis, como a solar e eólica, diminuindo assim a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Sendo a indústria um dos principais consumidores mundiais de energia, a eletrificação se mostra eficiente para o setor, quando o assunto é reduzir a pegada de carbono dos negócios, aumentar a sustentabilidade e manter e otimizar o desempenho da produção.

Por isso, a eletrificação de maquinários já é uma realidade em diversos setores industriais. Muitos equipamentos, como rebocadores, empilhadeiras, geradores e até mesmo veículos, que utilizam fontes não renováveis – petróleo, carvão mineral ou gás natural – estão sendo substituídos por modelos baseados em energia elétrica para seu funcionamento.

Além disso, alguns setores que utilizam dispositivos onde é necessária a combustão de materiais fósseis, como fornos siderúrgicos e caldeiras, já estão em processo de transição para equipamentos que aquecem de forma elétrica. Bem como substituindo turbinas por motores elétricos.

Apesar do investimento inicial em infraestrutura, necessário para que a transição aconteça, a eletrificação de maquinários é uma alternativa importante porque o retorno desse capital é obtido por meio da economia nos custos de combustível e manutenção ao longo da vida útil de cada equipamento. Além disso, é possível observar uma considerável redução no valor da energia elétrica em relação ao custo do petróleo, com variação de preços menos volátil também.

Leia tabém: A importância da eletrificação para a indústria

Outro importante fator para que a eletrificação de maquinários seja uma realidade cada vez mais presente no setor industrial é a tendência por ESG (Environmental Social Governance). Isto exige boas práticas de na empresa que estejam voltadas para os cuidados social, governamental e principalmente ambiental. 

Como é medido o progresso de transição energética?

Por ser uma parte importante no processo de descarbonização das fontes de energia, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis e avançado no uso de fontes de energia limpa, a transição para a eletrificação é medida com base em seis itens. Veja quais são:

  • Descarbonização de fontes de energia: A descarbonização das fontes de energia visa diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo suporte ao cliente, tecnologias digitais para eficiência energética e novos modelos de negócios e áreas de investimento.

  • Aumento da eficiência energética operacional: Aumentar a eficiência energética operacional significa adotar medidas para diminuir o gasto de energia mesmo em cenário de crescimento econômico, como atualizar equipamentos e instalar sistemas de automação predial para controlar iluminação, aquecimento, ventilação e ar condicionado.

  • Implementação de novas tecnologias: A inovação tecnológica é fundamental na transição para a eletrificação, com o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento e armazenamento de baterias, produção de hidrogênio verde, fabricação de turbinas eólicas de maior capacidade e painéis solares mais eficientes, entre outros.

  • Investimento em fontes de energia limpa: O investimento em fontes de energia limpa teve um grande salto na última década. Muitas empresas de petróleo e gás aumentaram seus portfólios em energia sustentáveis, como o biocombustível e o hidrogênio verde, além de tecnologias como o carregamento de baterias. 

  • Ajuste a novos mandatos de políticas: Governos de diversos países têm implementado políticas de incentivo fiscal para impulsionar o uso de energias renováveis nas empresas. No Brasil, por exemplo, temos o programa “Geração Distribuída”, do Governo Federal. Nele, é criado uma espécie de “crédito de energia” onde, caso a energia gerada por fontes renováveis seja superior à consumida, o excedente pode ser utilizado para abater o consumo nos meses subsequentes.

  • Gerenciamento das expectativas de clientes: Hoje, a preocupação com a saúde do planeta é frequente em quase todos os setores da sociedade. Por isso, muitos consumidores se preocupam em adquirir produtos e serviços de empresas que agem de alguma forma para combater o aquecimento global.

    Leia também: 

    Energia solar na indústria: por que é tão importante?

 

Eletrificação industrial: grandes oportunidades

Como dissemos anteriormente, a indústria é um dos maiores consumidores de energia do planeta, com cerca de 53% do consumo global. Desses, apenas 20% são provenientes da eletrificação, com o restante vindo de combustíveis fósseis.

Assim, a eletrificação industrial mostra potencial para criar grandes oportunidades de negócios e crescimento. Entre elas, está a substituição progressiva da frota por equipamentos elétricos. Por frota, abrangemos desde caminhões de entrega e carros até empilhadeiras, retroescavadeiras e tratores. Ao fazer essa transição, o ganho de eficiência se mostra muito interessante, já que máquinas elétricas são normalmente mais baratas para manter e fáceis de operar.

Da mesma forma, processos industriais como reforma a vapor, secagem, evaporação, destilação, ativação, lavagem, enxágue e preparação de alimentos são feitos com uso de combustíveis fósseis. A eletrificação pode trazer maior controlabilidade e flexibilidade, além da redução nos custos de produção.

Outro exemplo de oportunidades na eletrificação são os sistemas de aquecimento e refrigeração utilizados em edifícios. Ainda que equipamentos elétricos tenham um custo inicial maior que modelos movidos à gás, a eficiência e a possibilidade maior de gerenciamento garantem economia e redução de custo ao longo do tempo.

 

Potencializando a eletrificação com MATLAB, Simulink e Simscape

SimscapePara realizar seus projetos de eletrificação, é fundamental contar com ferramentas que ofereçam suporte a todos os estágios do desenvolvimento, desde estudos de viabilidade em estágio inicial até a tecnologia operacional comprovada.

E é exatamente isso que os softwares MATLAB, Simulink e Simscape entregam aos engenheiros que trabalham com eletrificação. Com essas ferramentas, você é capaz de desenvolver tecnologias elétricas que ajudam a aumentar a confiabilidade, melhorar a eficiência e reduzir as mudanças climáticas, desde o controle do motor e gerenciamento de bateria para veículos elétricos até a integração de energia renovável na rede elétrica.

Além disso, você pode desenvolver e projetar sistemas de energia renovável e armazenamento de energia, veículos e transporte elétricos, gerenciamento de baterias, células de combustível e eletrolisadores, gerenciamento de energia do edifício e muito mais.

Se você deseja conhecer mais sobre MATLAB, Simulink e Simscape, a OPENCADD te convida a acessar o site e fazer um teste grátis de 30 dias. 

 Quero fazer o teste gratuito