Fale conosco

Otimização da operação com Internet das Coisas

29/01/2024
5 min. de leitura

No Brasil, a transformação digital provocada pela Internet das Coisas é claramente evidente. Conforme destacado pelo estudo IoT Snapshot, aproximadamente 57% das empresas brasileiras já implementaram alguma solução de IoT. 

Esse avanço significativo no uso de IoT no ambiente empresarial brasileiro é um reflexo do potencial global desta tecnologia. 

De acordo com as estimativas da IoT Analytics, até 2025, cerca de 27 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet em todo o mundo, sinalizando um crescimento exponencial e um terreno fértil para inovações.

Nesse contexto, o uso de soluções como MATLAB® & Simulink® pode explorar ao máximo o potencial da Internet das Coisas para otimizar as operações em empresas. A seguir, saiba mais sobre estas plataformas de desenvolvimento!

MATLAB® e Simulink®: potencializadores da Internet das Coisas

Matlab, Simulink e Internet das Coisas

O MATLAB® e o Simulink® são ferramentas essenciais para otimizar operações e potencializar o uso da Internet das Coisas (IoT). 

Veja algumas formas de explorá-las na sua empresa:

Acesso a dados em streaming e arquivados

O MATLAB® é excelente no processamento de uma ampla gama de dados, incluindo dados não estruturados e com carimbo de data/hora de diversas fontes. 

Isso é vital para operações de IoT, pois permite acesso a dados de serviços de armazenamento em nuvem, OPC UA, serviços web RESTful e bancos de dados. 

A integração com corretores de mensagens como MQTT e protocolos de streaming, como Kafka, facilita o manejo de dados em tempo real de ativos conectados.

Coleta e limpeza de dados

O MATLAB® oferece recursos integrados para a coleta e limpeza de dados, permitindo substituir valores ausentes ou errados.

Além disso, o programa conta com funções para suavizar dados e alinhar conjuntos de dados que usam diferentes formatos de carimbo de data/hora.

Desenvolvimento de algoritmos de análise, controle e otimização

É interessante saber que o MATLAB® dispõe de milhares de funções para o desenvolvimento de aplicações IoT. Isso inclui:

  • Manutenção preditiva;
  • Processamento de sinais e imagens;
  • Controle de supervisão e feedback;
  • Otimização e aprendizado de máquina.

 

Por meio desses recursos, é possível que a empresa acelere significativamente o desenvolvimento de algoritmos em comparação com linguagens de programação tradicionais.

Criação de gêmeos digitais (Digital Twins)

Com o MATLAB®, é possível definir modelos usando dados de máquinas industriais inteligentes. 

Por sua vez, o Simulink® oferece diversas ferramentas para criar modelos baseados no domínio físico do problema, facilitando a criação de gêmeos digitais, que são fundamentais para previsão, simulações hipotéticas, detecção de anomalias, isolamento de falhas e mais.

Automatização da implantação na borda, no ativo ou na nuvem

O MATLAB® e o Simulink® permitem a implantação de programas ou modelos na borda, no ativo ou na nuvem. 

Estão incluídos a geração de executáveis, componentes ou contêineres para desktops, servidores, locais ou em nuvem, além de código C/C++, Verilog/VHDL ou GPU para dispositivos incorporados.

Uso da ThingSpeak™

Uma plataforma IoT habilitada para MATLAB®, ThingSpeak™ é ideal para prototipagem e aplicações de produção em pequena escala.

O programa oferece envio de dados via APIs MQTT ou REST, visualizações em tempo real, agendamento de código MATLAB® para análises e visualizações ao vivo, e criação de alertas e reações com base nos dados.

Essas funcionalidades demonstram como o MATLAB® e o Simulink® são fundamentais para a otimização e expansão do uso da IoT em diversas aplicações industriais e comerciais.

Implementando MATLAB® e o Simulink® e na sua empresa

A implementação de MATLAB® e Simulink® oferece uma gama robusta de ferramentas para engenheiros e cientistas, facilitando a análise de dados, o desenvolvimento de algoritmos e a criação de sistemas inovadores. 

O MATLAB® se destaca por sua interface intuitiva e pela geração automática de códigos, sendo essencial em áreas como:

  • Data Science;
  • Deep Learning;
  • Computer Vision;
  • Machine Learning;
  • Sistemas de controle.

 

Matlab e IoT

Matlab e as ferramentas para IoT

Já o Simulink® é um software de simulação que permite criar e testar sistemas em um ambiente virtual, gerando automaticamente códigos em várias linguagens, e se aplica em:

  • Comunicações sem fio;
  • Controle de motores e energia;
  • Processamento de sinais;
  • Robótica;
  • Sistemas avançados de assistência ao motorista​​.

Simulink e IoT

Simulink e ferramentas IoT

Simulink e simulação na IoT

Além disso, o Simulink® é capaz de desenvolver e testar dispositivos inteligentes, permitindo a implantação de modelos em hardware, como Raspberry Pi, e a integração com MATLAB® para análises mais profundas​​. 

A combinação de MATLAB® e Simulink® é ideal para avançar na Indústria 4.0, combinando programação textual e gráfica para projetar sistemas em um ambiente de simulação integrado​​. Assim, ficará mais fácil otimizar operações com a Internet das Coisas.

Para aqueles interessados, a OPENCADD oferece um teste gratuito de 30 dias. Acesse o nosso site para saber mais e iniciar seu período de teste gratuito.​

Clique e teste o Matlab e Simulink gratuitamente por 30 dias!