Fale conosco

Sistema ADAS: o que é e como funciona?

12/09/2022
8 min. de leitura

O sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, em inglês) é uma das tecnologias que recorre a softwares e sensores capazes de alertar motoristas e até mesmo agir em casos em que um acidente pode estar prestes a acontecer.

A preocupação com a segurança sempre foi uma constante no mercado automotivo. E, com o avanço da tecnologia, as ferramentas utilizadas com o intuito de preservar a vida de motoristas, passageiros e pedestres ficam cada vez mais modernas.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona o sistema ADAS e como a OPENCADD pode te ajudar a implementar essa indispensável ferramenta.

Acompanhe!

O que é sistema ADAS e como funciona?

O sistema ADAS (do inglês Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistema Avançado de Assistência ao Condutor é, como o nome sugere, um sistema que auxilia o motorista durante a condução de veículos automotivos.

Já disponível tanto em veículos premium quanto até mesmo em alguns modelos mais simples, o sistema ADAS promove mais conforto ao motorista, mas seu principal foco é a segurança e preservação das vidas dos ocupantes do carro e também de pedestres.

Essa moderna tecnologia de segurança, que possui diferentes soluções e equipamentos, além de sensores inteligentes, é capaz de realizar diversas funções, como:

  • frear o veículo de forma autônoma;

  • alertar sobre mudanças de faixa;

  • corrigir a trajetória do veículo quando o sensor detecta saída de faixa;

  • regular a velocidade do veículo de maneira autônoma, levando em consideração a velocidade do veículo que está à frente;

  • alertar sobre a presença de obstáculos nos pontos cegos.

Apesar do ADAS auxiliar o motorista na busca por uma condução segura, os recursos disponibilizados nesse sistema promovem uma direção semi-autônoma, ou seja, a presença do condutor ainda é necessária para o correto funcionamento das ferramentas.

Vejamos mais detalhes dos diferentes sistemas de assistência ao condutor abaixo.

Conheça outras soluções para a Indústria Automotiva

Quais os tipos de sistema ADAS?

1. Sistema de permanência em faixa – LKS (Lane Keeping System)

Com uma câmera instalada na parte superior do para-brisa, o assistente de permanência de faixa é responsável por observar as faixas de trânsito de uma via, a fim de corrigir a trajetória do veículo, caso seja necessário.

O sistema é acionado quando percebe um movimento não intencional do motorista, fazendo a correção na trajetória do veículo, em uma atuação direta no carro ao puxar o volante para o outro lado e recolocá-lo no centro da faixa.

 

2. Controle de Velocidade Adaptativo – ACC (Adaptative Cruise Control)

O Controle de Velocidade Adaptativo é responsável por acelerar e frear o carro sozinho, baseado na distância e velocidade do carro que está à frente. Isso é feito através de um radar instalado na parte frontal do automóvel, que monitora distância, velocidade e movimentos de objetos.

 

3. Assistente de Frenagem de Emergência – BAS (Brake Assist System)

O Assistente de Frenagem de Emergência utiliza muitas ferramentas tecnológicas  e até mesmo inteligência artificial para evitar colisões quando percebe que o motorista não tem total controle sobre o veículo. 

Para isso, são instaladas câmeras e sensores no para-brisa ou no para-choque, que detectam veículos à frente e podem acionar o sistema de frenagem automática.

 

4. Sistema de Detecção de Pedestres – PCW (Pedestrian Collision Warning)

Com funcionalidade semelhante ao BAS, o Sistema de Detecção de Pedestres monitora pedestres e ciclistas que estão à frente ou próximos ao veículo. 

Caso detecte alguma mudança súbita de direção, o sensor instalado na dianteira do automóvel aciona os freios de maneira automática, a fim de evitar acidentes.

 

5. Sistema de Alerta de Ponto Cego – BLIS (Blind Spot Monitoring System)

Como o próprio nome sugere, o BLIS é um sistema que alerta o motorista sobre pontos cegos, aqueles não captados pelos retrovisores externos. 

A ferramenta utiliza sensores instalados nas laterais dos veículos, que emitem sinais ultrassônicos. Ao se chocar com algum objeto, essas ondas emitem um alerta ao motorista.

 

Sistemas de direção automatizada: aplicações com MATLAB e Simulink!

MATLAB e Simulink são ferramentas que atuam no projeto de sistemas de percepção, planejamento e controle de direção automatizada, permitindo que engenheiros obtenham informações sobre o comportamento do mundo real, reduzam os testes de veículos e verifiquem a funcionalidade do software embarcado. 

Com o software do MATLAB e Simulink, é possível:

  • Acessar, visualizar e rotular dados.

  • Simular cenários de direção.

  • Desenvolver algoritmos de planejamento e controle de caminhos.

  • Escrever algoritmos de percepção, que incluem detecção, rastreamento e localização.

  • Implementar algoritmos usando geração de código.

  • Integrar e testar os sistemas de percepção, planejamento e controle.

Muitas empresas do setor automotivo utilizam o MATLAB e o Simulink para desenvolvimento de tecnologias que depois são implementadas no sistema ADAS. Entre as empresas e seus respectivos usos do MATLAB, podemos citar:

General Motors

Na General Motors, o MATLAB é utilizado, entre outras coisas, para criar cenários de direção virtual a partir dos dados de veículos registrados, a fim de validar sistemas de centralização de faixas no tráfego de rodovias.

Scania

A Scania utilizou o MATLAB e o Simulink para projetar os algoritmos de frenagem de emergência e desenvolver a fusão de objetos entre uma câmera voltada para a frente (montada atrás do para-brisa) e um sensor de radar (montado no para-choque dianteiro) dos caminhões e ônibus da empresa.

AVL

A AVL desenvolveu e implementou algoritmos de aplicativos do sistema ADAS de nível 2+, além de geração automática de código, prototipagem de hardware com controle e testes de veículos, utilizando o Model-Based Design do MATLAB e Simulink, incluindo o uso bem-sucedido de algoritmos avançados e estrutura de dados.

 

Ford

Com o MATLAB e o Simulink, a Ford desenvolveu o Ford Automated System Simulation Toolchain (FASST), um conjunto de ferramentas de simulação de veículo para controles de chassis distribuídos e recursos DAT, que permite aos engenheiros da Ford implementar práticas ágeis e integração contínua em seus processos de projeto baseado em modelo e engenharia de sistemas.

Se você deseja implementar ou aprimorar o sistema de assistência ao condutor (ADAS) em sua empresa, a OPENCADD te convida  a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.

 

QUERO FAZER O TESTE GRATUITO