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Sistema ADAS: o que é e como funciona?

O sistema ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, em inglês) é uma das tecnologias que recorre a softwares e sensores capazes de alertar motoristas e até mesmo agir em casos em que um acidente pode estar prestes a acontecer.
A preocupação com a segurança sempre foi uma constante no mercado automotivo. E, com o avanço da tecnologia, as ferramentas utilizadas com o intuito de preservar a vida de motoristas, passageiros e pedestres ficam cada vez mais modernas.
Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona o sistema ADAS e como a OPENCADD pode te ajudar a implementar essa indispensável ferramenta.
Acompanhe!
O que é sistema ADAS e como funciona?
O sistema ADAS (do inglês Advanced Driver Assistance Systems) ou Sistema Avançado de Assistência ao Condutor é, como o nome sugere, um sistema que auxilia o motorista durante a condução de veículos automotivos.
Já disponível tanto em veículos premium quanto até mesmo em alguns modelos mais simples, o sistema ADAS promove mais conforto ao motorista, mas seu principal foco é a segurança e preservação das vidas dos ocupantes do carro e também de pedestres.
Essa moderna tecnologia de segurança, que possui diferentes soluções e equipamentos, além de sensores inteligentes, é capaz de realizar diversas funções, como:
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frear o veículo de forma autônoma;
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alertar sobre mudanças de faixa;
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corrigir a trajetória do veículo quando o sensor detecta saída de faixa;
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regular a velocidade do veículo de maneira autônoma, levando em consideração a velocidade do veículo que está à frente;
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alertar sobre a presença de obstáculos nos pontos cegos.
Apesar do ADAS auxiliar o motorista na busca por uma condução segura, os recursos disponibilizados nesse sistema promovem uma direção semi-autônoma, ou seja, a presença do condutor ainda é necessária para o correto funcionamento das ferramentas.
Vejamos mais detalhes dos diferentes sistemas de assistência ao condutor abaixo.
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Quais os tipos de sistema ADAS?
1. Sistema de permanência em faixa – LKS (Lane Keeping System)
Com uma câmera instalada na parte superior do para-brisa, o assistente de permanência de faixa é responsável por observar as faixas de trânsito de uma via, a fim de corrigir a trajetória do veículo, caso seja necessário.
O sistema é acionado quando percebe um movimento não intencional do motorista, fazendo a correção na trajetória do veículo, em uma atuação direta no carro ao puxar o volante para o outro lado e recolocá-lo no centro da faixa.
2. Controle de Velocidade Adaptativo – ACC (Adaptative Cruise Control)
O Controle de Velocidade Adaptativo é responsável por acelerar e frear o carro sozinho, baseado na distância e velocidade do carro que está à frente. Isso é feito através de um radar instalado na parte frontal do automóvel, que monitora distância, velocidade e movimentos de objetos.
3. Assistente de Frenagem de Emergência – BAS (Brake Assist System)
O Assistente de Frenagem de Emergência utiliza muitas ferramentas tecnológicas e até mesmo inteligência artificial para evitar colisões quando percebe que o motorista não tem total controle sobre o veículo.
Para isso, são instaladas câmeras e sensores no para-brisa ou no para-choque, que detectam veículos à frente e podem acionar o sistema de frenagem automática.
4. Sistema de Detecção de Pedestres – PCW (Pedestrian Collision Warning)
Com funcionalidade semelhante ao BAS, o Sistema de Detecção de Pedestres monitora pedestres e ciclistas que estão à frente ou próximos ao veículo.
Caso detecte alguma mudança súbita de direção, o sensor instalado na dianteira do automóvel aciona os freios de maneira automática, a fim de evitar acidentes.
5. Sistema de Alerta de Ponto Cego – BLIS (Blind Spot Monitoring System)
Como o próprio nome sugere, o BLIS é um sistema que alerta o motorista sobre pontos cegos, aqueles não captados pelos retrovisores externos.
A ferramenta utiliza sensores instalados nas laterais dos veículos, que emitem sinais ultrassônicos. Ao se chocar com algum objeto, essas ondas emitem um alerta ao motorista.
Sistemas de direção automatizada: aplicações com MATLAB e Simulink!
MATLAB e Simulink são ferramentas que atuam no projeto de sistemas de percepção, planejamento e controle de direção automatizada, permitindo que engenheiros obtenham informações sobre o comportamento do mundo real, reduzam os testes de veículos e verifiquem a funcionalidade do software embarcado.
Com o software do MATLAB e Simulink, é possível:
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Acessar, visualizar e rotular dados.
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Simular cenários de direção.
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Desenvolver algoritmos de planejamento e controle de caminhos.
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Escrever algoritmos de percepção, que incluem detecção, rastreamento e localização.
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Implementar algoritmos usando geração de código.
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Integrar e testar os sistemas de percepção, planejamento e controle.
Muitas empresas do setor automotivo utilizam o MATLAB e o Simulink para desenvolvimento de tecnologias que depois são implementadas no sistema ADAS. Entre as empresas e seus respectivos usos do MATLAB, podemos citar:
General Motors
Na General Motors, o MATLAB é utilizado, entre outras coisas, para criar cenários de direção virtual a partir dos dados de veículos registrados, a fim de validar sistemas de centralização de faixas no tráfego de rodovias.
Scania
A Scania utilizou o MATLAB e o Simulink para projetar os algoritmos de frenagem de emergência e desenvolver a fusão de objetos entre uma câmera voltada para a frente (montada atrás do para-brisa) e um sensor de radar (montado no para-choque dianteiro) dos caminhões e ônibus da empresa.
AVL
A AVL desenvolveu e implementou algoritmos de aplicativos do sistema ADAS de nível 2+, além de geração automática de código, prototipagem de hardware com controle e testes de veículos, utilizando o Model-Based Design do MATLAB e Simulink, incluindo o uso bem-sucedido de algoritmos avançados e estrutura de dados.
Ford
Com o MATLAB e o Simulink, a Ford desenvolveu o Ford Automated System Simulation Toolchain (FASST), um conjunto de ferramentas de simulação de veículo para controles de chassis distribuídos e recursos DAT, que permite aos engenheiros da Ford implementar práticas ágeis e integração contínua em seus processos de projeto baseado em modelo e engenharia de sistemas.
Se você deseja implementar ou aprimorar o sistema de assistência ao condutor (ADAS) em sua empresa, a OPENCADD te convida a conhecer o MATLAB e o Simulink. Acesse o site e faça um teste grátis de 30 dias.
Escrito por: Ótison