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Sistema ADAS: o que é e como funciona?

22/02/2024
8 min. de leitura

O sistema ADAS é uma das tecnologias que recorre a softwares e sensores capazes de alertar motoristas e até mesmo agir em casos em que um acidente pode estar prestes a acontecer.

Considerando que a segurança sempre foi uma constante no mercado automotivo, o avanço da tecnologia está contribuindo para preservar a vida de motoristas, passageiros e pedestres.

Preparamos este conteúdo para que você possa entender como o sistema ADAS funciona e como podemos ajudar você a implementar essa ferramenta na sua organização. Saiba mais, a seguir!

O que é o sistema ADAS e como ele funciona?

O que é o sistema ADAS

O sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems), como o próprio nome indica, é uma tecnologia inovadora projetada para enriquecer a experiência de condução em veículos automotivos.

Trata-se de uma ferramenta que oferece mais conforto e um aumento significativo na segurança dos ocupantes do veículo e dos pedestres.

A disponibilidade do sistema ADAS transcende as barreiras dos veículos de alto padrão, estendendo-se até mesmo a modelos mais acessíveis, democratizando o acesso a uma condução mais segura e aprimorada. 

Tal sistema é uma fusão de soluções avançadas, equipamentos de ponta e sensores inteligentes. Todos esses itens trabalham em conjunto para executar uma variedade de funções essenciais, tais como:

Frenagem autônoma de emergência 

Essa função permite que o veículo pare ou diminua a velocidade automaticamente para evitar colisões. 

Por exemplo, muitos carros agora podem detectar a iminência de uma colisão frontal e aplicar os freios automaticamente. Muitas vezes isso é feito mais rapidamente do que um motorista poderia reagir.

Alerta de mudança de faixa

É um recurso que avisa o motorista quando o veículo começa a desviar de sua faixa sem o uso de setas, ajudando a prevenir colisões laterais e saídas de faixa.

Assistência de manutenção de faixa

Além de alertar sobre a saída de faixa, o sistema ADAS pode automaticamente corrigir a trajetória do veículo para mantê-lo dentro da faixa. Essa tecnologia é particularmente útil em longas viagens em autoestradas.

Controle de cruzeiro adaptativo

É um sistema que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente.

Tudo isso adaptando-se às mudanças de velocidade do trânsito sem intervenção do motorista.

Detecção de ponto cego

É uma ferramenta que alerta o motorista sobre a presença de veículos ou obstáculos nos pontos cegos do veículo, aumentando a segurança ao mudar de faixa.

Cabe lembrar que, embora o ADAS desempenhe um papel fundamental na promoção de uma condução segura, ele oferece recursos que pavimentam o caminho para a direção semi-autônoma.

Também é vital enfatizar que a supervisão e o envolvimento ativo do motorista continuam sendo indispensáveis. Portanto, os sistemas ADAS complementam, mas não substituem, a atenção e a responsabilidade do condutor.

Quais os tipos de sistema ADAS?

Tipos de sistemas ADAS

É importante considerar que existem diferentes tipos de sistemas ADAS. Entre os principais deles, destacamos os seguintes:

Sistema de permanência em faixa – LKS (Lane Keeping System)

O Sistema de Assistência de Permanência em Faixa (LKS - Lane Keeping System) é uma tecnologia avançada projetada para aumentar a segurança na direção. 

Utilizando uma câmera estrategicamente posicionada na parte superior do para-brisa, esse sistema monitora continuamente as marcações de faixa na estrada. 

Assim, quando detecta um desvio não intencional do veículo em relação à sua faixa, o LKS intervém automaticamente, ajustando a direção para manter o veículo centrado na faixa. 

Essa correção é realizada de forma sutil, mas eficaz, realinhando o veículo sem sobressaltos para o motorista.

Controle de Velocidade Adaptativo – ACC (Adaptative Cruise Control)

O Controle de Velocidade Adaptativo (ACC - Adaptive Cruise Control) representa outro marco da inovação automotiva. 

O sistema vai além das funcionalidades de um cruise control tradicional, pois pode automaticamente ajustar a velocidade do veículo para manter uma distância segura em relação ao veículo à frente. 

Por isso, equipado com um radar de alta precisão na parte frontal do carro, o ACC monitora a distância e a velocidade dos veículos à frente, ajustando a velocidade por meio de acelerações suaves e frenagens, conforme necessário, para uma viagem mais confortável e segura.

Assistente de Frenagem de Emergência – BAS (Brake Assist System)

Já o Assistente de Frenagem de Emergência (BAS - Brake Assist System) é uma tecnologia essencial para a prevenção de colisões. 

Empregando um conjunto de sensores e câmeras avançadas, o sistema é capaz de identificar situações em que o motorista pode não conseguir reagir a tempo, ativando automaticamente os freios para minimizar o risco de acidente. 

Essa intervenção rápida pode ser a diferença crucial para evitar colisões em situações de emergência.

Sistema de Detecção de Pedestres – PCW (Pedestrian Collision Warning)

Similarmente, o Sistema de Detecção de Pedestres (PCW - Pedestrian Collision Warning) é especializado em evitar acidentes com pedestres e ciclistas.

Utilizando sensores de alta tecnologia instalados na parte frontal do veículo, o PCW monitora a presença de pedestres e ciclistas. Dessa forma, acionando automaticamente os freios caso detecte um risco iminente de colisão.

Assim, garante-se uma proteção adicional para os mais vulneráveis no trânsito.

Sistema de Alerta de Ponto Cego – BLIS (Blind Spot Monitoring System)

Por fim, o Sistema de Alerta de Ponto Cego (BLIS - Blind Spot Monitoring System) é uma ferramenta crucial para a segurança lateral. 

Esse sistema utiliza sensores ultrassônicos montados nas laterais do veículo para detectar automóveis ou obstáculos nos pontos cegos. 

Quando algo é detectado nessas áreas críticas, o sistema alerta o motorista, permitindo uma mudança de faixa ou manobra mais segura.

Cada um desses sistemas demonstra o compromisso da indústria automotiva com a segurança e o conforto, aproveitando a tecnologia avançada para criar uma experiência de condução mais segura e agradável para todos.

Sistemas de direção automatizada: aplicações com MATLAB® e Simulink®

O MATLAB® e o Simulink® são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento de sistemas avançados para direção automatizada. Esses programas fornecem aos engenheiros recursos poderosos para simular o comportamento de sistemas no mundo real, otimizar processos de teste de veículos e assegurar a precisão do software embarcado.

Utilizando o MATLAB® e o Simulink®, os profissionais podem:

  • Acessar, visualizar e rotular grandes conjuntos de dados de maneira eficiente, facilitando a identificação de padrões e a preparação de dados para análise e modelagem;
  • Simular cenários de direção complexos, permitindo a avaliação de algoritmos de percepção e controle em uma ampla gama de condições sem a necessidade de testes extensivos em veículos reais;
  • Desenvolver algoritmos sofisticados para o planejamento e controle de trajetórias, melhorando a precisão e a segurança dos sistemas de direção automatizada;
  • Criar algoritmos avançados de percepção, que abrangem detecção, rastreamento e localização, essenciais para a interpretação precisa do ambiente ao redor do veículo;
  • Implementar esses algoritmos de forma eficiente através da geração de código automático, o que acelera o processo de desenvolvimento e facilita a integração com hardware e software de sistemas embarcados;
  • Integrar e testar sistemas de percepção, planejamento e controle de forma coesa, garantindo que todos os componentes trabalhem harmoniosamente para alcançar uma condução automatizada segura e confiável.

 

Numerosas empresas líderes no setor automotivo recorrem ao MATLAB® e ao Simulink® para acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que posteriormente são implementadas em sistemas ADAS.

Entre os cases que se destacam estão:

General Motors

Na General Motors, o MATLAB® é utilizado, entre outras coisas, para criar cenários de direção virtual a partir dos dados de veículos registrados, a fim de validar sistemas de centralização de faixas no tráfego de rodovias.

Scania

A Scania utilizou o MATLAB® e o Simulink® para projetar os algoritmos de frenagem de emergência e desenvolver a fusão de objetos entre uma câmera voltada para a frente (montada atrás do para-brisa) e um sensor de radar.

AVL

A AVL desenvolveu e implementou algoritmos de aplicativos do sistema ADAS de nível 2+, além de geração automática de código, prototipagem de hardware com controle e testes de veículos, utilizando o Model-Based Design do MATLAB® e Simulink®, incluindo o uso bem-sucedido de algoritmos avançados e estrutura de dados.

Ford

Com o MATLAB® e o Simulink®, a Ford desenvolveu o Ford Automated System Simulation Toolchain (FASST), um conjunto de ferramentas de simulação de veículo para controles de chassis distribuídos e recursos DAT.

Isso permite aos engenheiros da Ford implementar práticas ágeis e integração contínua em seus processos de projeto baseado em modelo e engenharia de sistemas.

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