Fale conosco

Como funciona a tecnologia wireless nos celulares?

11/03/2024
5 min. de leitura

A tecnologia wireless (em uma tradução direta, sem fio) transformou radicalmente a forma como nos comunicamos, especialmente no universo dos smartphones. 

Por isso, o avanço permite que dispositivos se conectem e troquem dados sem a necessidade de cabos físicos, abrindo um leque de possibilidades para comunicação.

Neste blogpost, vamos desvendar o funcionamento da tecnologia wireless em celulares, esclarecendo dúvidas comuns.

Além disso, veja como o MATLAB® e o Simulink® são ferramentas indispensáveis para os profissionais da área. Para saber mais, continue lendo!

O que são as tecnologias wireless?

As tecnologias wireless, ou sem fio, referem-se a qualquer método de comunicação que permita transmitir dados entre dispositivos sem a necessidade de conexões físicas, como cabos ou fios. 

Portanto, elas permitem uma conexão flexível e móvel, facilitando a comunicação em distâncias curtas ou longas. Para acontecer a transmissão de dados, é utilizado frequências específicas de ondas eletromagnéticas. 

frequencias-ondas-eletromagneticas

Exemplos populares são Wi-Fi, Bluetooth e a telefonia móvel (3G, 4G, 5G)

As tecnologias wireless são pilares da era digital, promovendo conectividade, mobilidade e inovação em diversos campos, como:

  • Comunicações;
  • Entretenimento;
  • Saúde;
  • Automação industrial.

 

Qual é a diferença entre as tecnologias wireless e as redes wireless?

Qual é a diferença entre as tecnologias wireless e as redes wireless

É importante compreender que a tecnologia wireless e a rede wireless, embora intimamente relacionadas, referem-se a conceitos distintos. 

A tecnologia wireless engloba os métodos e os protocolos usados para transmitir sinais sem o uso de fios ou cabos, utilizando ondas eletromagnéticas para comunicar entre dispositivos. 

Esse termo é amplo e abarca desde a telefonia móvel até sistemas como Bluetooth e Wi-Fi.

Por outro lado, uma rede wireless é um protocolo de comunicação específico que conecta dispositivos entre si ou à uma rede de dispositivos sem a necessidade de conexões físicas. 

O que é signal processing?

Signal processing, é uma técnica que envolve analisar, modificar e manipular sinais para melhorar, otimizar ou extrair informações. 

Cabe lembrar que sinais podem ser qualquer forma de transmissão de dados ou informações, tais como:

  • Ondas sonoras;
  • Sinais de vídeo;
  • Medições elétricas;
  • Dados de radar. 

 

Esse campo engloba uma ampla gama de aplicações, desde a melhoria da qualidade de som e imagem até o aumento da velocidade de conexão. 

Utilizando métodos matemáticos e algoritmos, o processamento de sinais permite filtrar ruídos, realçar características importantes e converter sinais para formas mais úteis ou interpretáveis.

Signal processing

Como usar o MATLAB® e o Simulink® para melhorar os processos com a tecnologia wireless nos celulares?

O MATLAB® e o Simulink® são ferramentas poderosas que oferecem capacidades extensivas para melhorar os processos com a tecnologia wireless. 

Ou seja, utilizando essas plataformas, é possível tornar os projetos de comunicação sem fio mais rápidos, eficientes e inovadores. 

Observe, a seguir, como usar o MATLAB® e o Simulink® para maximizar o potencial dos sistemas de comunicação wireless em dispositivos móveis.

Modelagem e simulação

O MATLAB® e o Simulink® proporcionam um ambiente rico para modelagem e simulação de sistemas de comunicação wireless. 

Eles permitem criar modelos detalhados de sistemas wireless, incluindo a simulação de padrões sem fio como 5G, Wi-Fi, LTE, comunicações via satélite e Bluetooth. 

Logo, facilita o projeto, a análise e o teste de sistemas baseados nesses padrões. Assim como permite aos engenheiros validar teorias e conceitos sem a necessidade de hardware físico, economizando tempo e recursos.

Implementação e testes de hardware

Com o MATLAB® e o Simulink®, é possível fazer teste com hardware in the loop, exportar código para embarcados e realizar simulações.

Eles suportam a geração de código HDL ou C para prototipagem rápida e testes de sistemas com testes over-the-air (OTA), usando instrumentos de RF e Software Defined Radios (SDRs). 

Isso é importante para testar algoritmos e designs em condições reais de operação, permitindo ajustes precisos e identificação de problemas antes da produção em massa.

Otimização de desempenho

A integração de componentes digitais, RF e de antena pode ser otimizada usando o MATLAB® e o Simulink®. 

Eles oferecem ferramentas para o design conjunto desses componentes, melhorando o desempenho do sistema de comunicação de ponta a ponta. 

Além disso, técnicas de aprendizado de máquina, aprendizado profundo e aprendizado por reforço podem ser aplicadas para otimizar ainda mais os componentes do sistema.

Inteligência Artificial para redes wireless

O MATLAB® e o Simulink® permitem a aplicação de IA em comunicações sem fio. 

Os engenheiros podem usar aprendizado profundo, aprendizado de máquina e aprendizado por reforço para desenvolver e implementar algoritmos que aprimoram a eficácia das comunicações sem fio.

Análise de sinais e engenharia de sistemas

A análise de sinais e a engenharia da configuração completa do sistema são facilitadas pelo MATLAB® e pelo Simulink®.

Os programas permitem aos engenheiros desenvolver algoritmos avançados para processamento de sinais, identificação e eliminação de problemas de projeto antecipadamente, bem como a simplificação dos testes e verificação.

A OPENCADD oferece 30 dias de teste grátis para qualquer pessoa ou instituição interessada no MATLAB® e no Simulink®. Acesse agora e melhore os processos com tecnologia wireless. 

Clique e teste o MATLAB e Simulink gratuitamente!