Fale conosco

WLAN e tecnologia 5G com MATLAB

18/03/2024
5 min. de leitura

Atualmente, as redes sem fio, como a tecnologia 5G e a WLAN são responsáveis por conectar o mundo de maneiras cada vez mais eficientes e inovadoras.

Essas redes destacam-se por oferecer conexões rápidas, confiáveis e de alta capacidade. Portanto, fundamentais para:

  • Internet das Coisas (IoT);
  • Comunicações móveis;
  • Aplicações de realidade aumentada;
  • E muito mais! 

 

Nesse contexto, o MATLAB®, uma plataforma de programação e numérica amplamente utilizada, oferece ferramentas poderosas para projetar, simular e testar sistemas baseados em WLAN e tecnologia 5G, por meio do WLAN Toolbox. Saiba mais, a seguir!

Entendendo o WLAN Toolbox

O WLAN Toolbox do MATLAB® fornece uma gama de funções compatíveis com os padrões IEEE® 802.11™ para o projeto, simulação, análise e teste de sistemas de comunicação LAN sem fio. 

Por isso, ele permite aos usuários:

  • Gerar formas de onda configuráveis da camada física;
  • Modelar operações de transmissor, canal e receptor, incluindo aspectos como codificação de canal, modulação e mapeamento de fluxo espacial. 

 

Essencial para engenheiros e pesquisadores, esse toolbox facilita a simulação de links de comunicação em nível de banda base e em nível de sistema. Dessa forma, permitindo uma análise detalhada do desempenho dos sistemas WLAN e de tecnologia 5G em cenários variados.

Aplicações e possibilidades do MATLAB® para WLAN e 5G

Aplicações e possibilidades do MATLAB® para WLAN e 5G

O uso do MATLAB® na modelagem e simulação de sistemas WLAN e 5G abre um leque de possibilidades para inovação e otimização. 

Por exemplo, com o WLAN Toolbox, é possível realizar:

Geração de formas de onda

Trata-se de criar e personalizar formas de onda Wi-Fi, incorporando deficiências de RF, e analisá-las a partir de diversos tipos de visualizações.

Ou seja, pode-se fazer diagramas de constelação e espectro, fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação sem fio.

Simulação em nível de link

Você poderá avaliar o desempenho de links de comunicação sem fio, aplicando modelos de canal e calculando métricas de desempenho.

Entre outras funções, é possível usar a taxa de erro de pacote (PER) e a taxa de erro de bit, essenciais para garantir a qualidade e a confiabilidade das conexões WLAN.

Teste e medição

É possível modelar e testar transceptores de RF na presença de ruído e interferência, realizar medições precisas de características do transmissor e testar a sensibilidade dos receptores.

Assim, você estará viabilizando o desenvolvimento de dispositivos mais robustos e eficientes.

Recuperação de sinal e IA

Utilize técnicas avançadas para detectar, decodificar e recuperar informações de sinais WLAN.

Também há a possibilidade de aplicar inteligência artificial para melhorar a localização, detecção e o posicionamento em redes Wi-Fi.

802.11be (Wi-Fi 7)

Explore as capacidades do mais recente padrão Wi-Fi 7, gerando formas de onda compatíveis.

Modele links de comunicação para análise de desempenho, o que é crucial para o avanço das tecnologias de rede de próxima geração.

Como o MATLAB® auxilia no processo?

WLAN e tecnologia 5g

A integração do MATLAB® nesses processos oferece uma abordagem unificada para o desenvolvimento e teste de tecnologias WLAN e 5G, permitindo:

Design e simulação eficientes

Com ferramentas de alto nível e uma vasta biblioteca de funções, o MATLAB® agiliza o design e a simulação de complexos sistemas de comunicação sem fio.

Análise profunda e testes rigorosos

As capacidades analíticas avançadas e a possibilidade de realizar simulações detalhadas e testes em diversos cenários.

Isso é essencial para identificar e corrigir potenciais problemas antes da implementação real.

Inovação e pesquisa

Facilitando a exploração de novas técnicas e tecnologias, o MATLAB® impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento em comunicações sem fio.

Sendo assim, além de empresas, o programa é uma excelente aquisição para universidades, faculdades e centros de pesquisa.

O MATLAB® e o WLAN Toolbox constituem ferramentas indispensáveis para engenheiros, desenvolvedores e pesquisadores que trabalham com tecnologias WLAN e 5G. 

Ao oferecer um conjunto robusto de recursos para projeto, simulação, análise e teste, essas ferramentas permitem a inovação contínua e o aprimoramento das comunicações sem fio.

Também, o MATLAB® atua atendendo às crescentes demandas por conexões rápidas, confiáveis e de alta capacidade no mundo moderno.

A OPENCADD oferece o acesso ao MATLAB® gratuitamente por 30 dias. Preencha o nosso formulário e faça o teste! Temos a certeza de que você verá muita utilidade no software para trabalhar com WLAN e tecnologia 5G.

Teste o MATLAB e Simulink gratuitamente!